Buscar no Cruzeiro

Buscar

Participe!

Votação para escolha do nome da nova lontra do zoo começa nesta sexta (3)

Campanha on-line vai até 17 de janeiro; no dia 18, visitantes do Quinzinho também poderão votar presencialmente, no Museu de Zoologia

02 de Janeiro de 2025 às 15:23
Da Redação [email protected]
Beatriz Arruda Gallonetti/Sema
Beatriz Arruda Gallonetti/Sema (Crédito: Beatriz Arruda Gallonetti/Sema)

A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba inicia, nesta sexta-feira (3), a votação para escolha do nome da nova lontra do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. A campanha on-line vai até 17 de janeiro. 

Os visitantes também poderão votar presencialmente no dia 18 de janeiro, das 9h30 às 12h30, no Museu de Zoologia. O nome mais votado será divulgado no dia 25 de janeiro, às 11h, em frente ao recinto da lontra. Na ocasião, ela também ganhará um presente. 

Há quatro opções de nomes, todas com alguma relação com a espécie. São elas: Jaguari (nome de um dos rios que fazem parte da região do Vale do Paraíba, local onde a lontra foi resgatada); Lontrino (nome científico da espécie, que é Lontra longicaudis); Mustelino (referência a Mustelidae, nome da família a que as lontras e ariranhas pertencem) e Pirajibu (nome de um dos principais rios que cortam Sorocaba e integrante da Bacia Hidrográfica de Sorocaba e Médio Tietê, da qual a cidade faz parte).

Segundo a Sema, a atividade de educação ambiental faz parte da programação de férias do zoo. Ela tem como objetivo sensibilizar a população sobre a espécie e destacar a importância do trabalho desenvolvido no local. 

A nova lontra é um macho e chegou ao Quinzinho com três meses de idade. Ele foi encontrado recém-nascido e órfão, na cidade São José dos Campos (SP). Foi resgatado e cuidado pela equipe de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

De acordo com a secretaria, há 13 espécies de lontras em todo o mundo e duas delas são encontradas no Brasil: a lontra brasileira (Lontra longicaudis) e a ariranha (Pteronura brasiliensis), também  conhecida como lontra gigante. Ambas têm hábitos semiaquáticos e dependem dos rios e lagos brasileiros para viverem. Apesar de não estarem correndo risco de extinção, elas sofrem muitas ameaças, como a poluição dos rios, a construção de barragens, a caça ilegal e os atropelamentos.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros fica na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria fecha às 16h. Os ingressos custam R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos.

A meia-entrada também vale para estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, mediante comprovação de matrícula ou apresentação da carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência, assim como um acompanhante, quando necessário, não pagam.