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Infraestrutura

Avenida Três de Março em Sorocaba tem obra de asfaltamento concluída

Faltam ser finalizadas calçadas, ciclovia e iluminação

19 de Dezembro de 2024 às 21:30
Vinicius Camargo [email protected]
Trecho de 6 quilômetros da avenida foi asfaltado
Trecho de 6 quilômetros da avenida foi asfaltado (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O asfaltamento da avenida Três de Março, no trecho entre o Alto da Boa Vista e o bairro Aparecidinha, já foi concluído. Segundo a Prefeitura, falta finalizar calçadas, ciclovia e a instalação da iluminação. A previsão é de que todos os serviços e a duplicação da via sejam entregues no dia 12 de janeiro de 2025. Na manhã de ontem (19), o Cruzeiro do Sul percorreu toda a extensão da via para verificar o andamento das obras, marcando a extensão dos novos trechos pavimentados no hodômetro do carro.

Todo o trecho de aproximadamente seis quilômetros onde não havia asfalto — sendo aproximadamente um km no sentido centro e cinco na direção bairro — está asfaltado. Ontem, havia trabalhadores fazendo calçamento na altura das represas Ferraz/Castelinho e outros colocando fiação de iluminação perto da capelinha.

De acordo com moradores de Aparecidinha, com a conclusão dos trabalhos, o deslocamento pela avenida Três de Março para as outras regiões da cidade ficou mais rápido. Antes, eles enfrentavam constantes congestionamentos na rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), conhecida como Castelinho. A via era, até então, a melhor opção para quem vive no bairro.

Proprietária de um restaurante, Alexssandra Nascimento da Silva, de 44 anos, vai quase todos os dias a supermercados para comprar e repor o estoque. Pela Castelinho, ela levava 30 minutos só para conseguir sair do bairro. Agora, usando a avenida, esse tempo caiu pela metade. Conforme a empresária, não há lentidão nem nos horários de pico.

A agilidade na locomoção não foi o único benefício para a comerciante. Segundo ela, com as melhorias, a movimentação na estrada aumentou. Com isso, as vendas do seu negócio, localizado na entrada do bairro, cresceram em torno de 30%. “Tem mais caminhoneiros que passam por aqui e pegam marmita. Com mais gente passando, tem mais movimento e mais renda”, diz.

Já o aposentado Florentino Brito, 66, passou até a usar mais o transporte público. Ele conta que, devido às condições da via, os coletivos demoravam muito para atravessá-la. Por isso, a contragosto, a saída era pegar a SP-75 de carro. Quando saía e retornava na hora do rush, demorava até 40 minutos para chegar em casa. Diante dessa situação, o idoso até se sentia desanimado quando precisava resolver compromissos. “Pensava mil vezes antes de ir”, desabafa.

Hoje, mesmo de ônibus, o trajeto ficou mais rápido. “Em 20 minutos, eu já estou na Santa Casa e, em 30, chego no Terminal São Paulo”, conta Brito.

A obra

Iniciadas em maio de 2023, a pavimentação e a duplicação são viabilizadas por meio de financiamento via Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Realizadas pelo Consórcio Duplicação e Pavimentação Sorocaba (Casamax e Oestevalle), as obras abrangem 30 mil metros quadrados de asfaltamento, 3,6 mil metros quadrados de ciclovia e 5 mil metros quadrados de calçadas. O investimento é de aproximadamente R$ 45 milhões.

Em uma próxima etapa, a Prefeitura pretende construir um túnel para ligar as avenidas Três de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. O anúncio foi feito na quarta-feira (18). Conforme o Executivo, a iniciativa está em fase de projeto, com previsão de licitação em 2025 e início dos trabalhos em 2026. A municipalidade informou que o objetivo da instalação do dispositivo é dar mais agilidade ao fluxo de veículos, principalmente nos períodos de maior movimento.

Apesar dos benefícios, Alexssandra Nascimento da Silva considera que falta um semáforo ou radar em frente ao seu restaurante, pois a faixa viva instalada ali não é eficiente. “Nós, que estamos aqui, vemos que os motoristas não respeitam a faixa”, fala. A munícipe afirma já ter presenciado atropelamentos no local, inclusive com morte. Ainda segundo ela, idosos atravessam rapidamente, por medo de serem atingidos, e acabam caindo.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que a faixa de pedestres visa facilitar a travessia e, próximo dela, no sentido bairro/Centro, há lombada. Além disso, de acordo com o comunicado, a via possui sinalização horizontal e vertical, a fim de regular o trânsito e proporcionar segurança. A pasta ainda diz fiscalizar os desrespeitos à legislação de trânsito cometidos por motoristas.

Mesmo com essas medidas, a Semob se comprometeu a avaliar a instalação de novos dispositivos no local.