Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prevenção

Para quem vai pegar a estrada, orientação é fazer a revisão do carro

16 de Dezembro de 2024 às 22:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Entre as verificações importantes estão alinhamento, balanceamento,
os sistemas de freio e de arrefecimento e iluminação, além de 
nível de água do motor, o fluído de freio e a calibragem dos pneus
Entre as verificações importantes estão alinhamento, balanceamento, os sistemas de freio e de arrefecimento e iluminação, além de nível de água do motor, o fluído de freio e a calibragem dos pneus (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO 13/12/2024)

Nessa época de final de ano muitas pessoas aproveitam para viajar de carro com a família ou com os amigos. No entanto, para fazer um passeio seguro e tranquilo é preciso realizar uma revisão básica no veículo. A manutenção preventiva é fundamental para evitar problemas com a segurança ou gastos maiores.

Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, Orlando de Brito Neto, de 43 anos, diretor de pós-venda de uma concessionária, explica que a revisão é uma necessidade. “O importante da manutenção preventiva é que ela sempre tem um custo mais barato do que a corretiva. A manutenção corretiva, na maioria das vezes, é muito mais cara do que a preventiva.”

Segundo o profissional, na semana anterior ao Natal, a demanda aumenta e acaba sendo feito tudo de última hora. Muitas vezes a equipe acaba “esticando” o horário para atender os pedidos de última hora. “Mas nós temos uma demanda no mês de janeiro um pouco diferenciada que são infelizmente os carros que acabam tendo um problema posterior a viagem. Então nós temos esses dois comportamentos, o motorista que deixa em cima da hora para fazer a manutenção e o que não faz e, infelizmente, acaba buscando a oficina”.

Os que procuram uma concessionária para realizar uma vistoria no veículo, geralmente, optam por um procedimento básico, como troca de óleo e verificação de vela. Porém, nem sempre o básico é o suficiente. Para uma manutenção preventiva é necessário verificar o alinhamento, o balanceamento, os sistemas de freio e de arrefecimento e a iluminação. Ainda, é fundamental averiguar o nível de água do motor, o fluído de freio e a calibragem dos pneus.

Mas muitas pessoas preferem realizar alguns monitoramentos em casa, o que não é o mais indicado, pois nem todos têm o conhecimento adequado para as revisões. “Eu oriento a busca por um profissional, nem

que seja para analisar o nível de óleo ou de água, porque essas verificações têm algumas condições corretas. Por exemplo, o óleo de motor não pode examinar com o motor quente, o sistema de arrefecimento também não”, orienta Orlando.

Outra orientação, é sobre os elementos eletrônicos dos veículos atuais. “Hoje, os carros têm muitos componentes eletrônicos. Tem que tomar cuidado até com a calibragem de pneus, porque pode impactar em alguma configuração do carro”, explica ao reforçar a necessidade de avaliação profissional e conhecimento na hora de analisar as condições do carro. Só com essa etapa da revisão concluída é possível pensar em curtir os dias de descanso. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos