Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Previsão de chuva permanece em Sorocaba pelos próximos dias

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem vir acompanhadas por raios e trovoadas

30 de Novembro de 2024 às 14:02
Da Redação [email protected]
O dia já começou com as nuvens carregadas devido a chuva na madrugada
As nuvens carregadas já acertaram alguns bairros da cidade (Crédito: Fábio Rogério)

A previsão de chuva em pontos isolados, após a chegada de uma frente fria, permanece em Sorocaba até quarta-feira (4). As nuvens carregadas já acertaram alguns bairros da cidade, como a região do Cerrado, que registrou 16,1 milímetros de água acumulada nas últimas 48 horas, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem vir acompanhadas por raios e trovoadas. Mesmo durante o dia, com a presença do sol, o céu deve ficar encoberto por nuvens. A expectativa da intensidade do vento, por sua vez, é fraca.

Assim como as pancadas de chuva, a amplitude térmica também continua grande. Como de costume, enquanto à tarde o termômetro alcança a sua máxima, entre 27° e 33°C, à noite a temperatura cai para 20°C e 19°C. Somente na quarta-feira uma mudança bruta é esperada, com variação de 19°C e 16°C.

Além do Cerrado, nas últimas 48h também choveu no bairro dos Morros e no Éden, aproximadamente 6,2 mm. Enquanto na região de Brigadeiro Tobias e do Jardim Saira, o acumulado foi de somente 3,6 e 4,2, respectivamente.

Cuidados e alertas

Embora sejam de rápida duração, as pancadas de chuvas e trovoadas podem causar transtornos na cidade, como alagamentos em vias urbanas e riscos de deslizamentos em áreas vulneráveis. Neste cenário, a Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta que os moradores busquem lugares seguros e evitem trafegar por vias alagadas, uma vez que uma lâmina de água com 30 centímetros pode arrastar o veículo.

Nas áreas de risco, por sua vez, a atenção deve ser redobrada. Sinais como rachaduras em paredes, árvores ou postes inclinados e fluxo de água barrenta podem indicar risco iminente de deslizamentos. Nestes casos, é fundamental evacuar o local e acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199.