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Alertas

Superintendente do Procon orienta sobre compras

25 de Novembro de 2024 às 22:53
Beatriz Falcão [email protected]
Cristiane Bonito alerta 
para o ‘desconto simulado’
Cristiane Bonito alerta para o ‘desconto simulado’ (Crédito: CEZAR RIBEIRO / ARQUIVO JCS (6/1/2023))

A superintendente do Procon de Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues, orienta para que os consumidores monitorem o preço do que pretendem comprar na Black Friday, e de preferência registrem a busca com prints. Ela explica que, em muitos comércios, acontece o “desconto simulado”, quando elevam o valor semanas antes, para então baixar, criando uma falsa sensação de queda no preço.

“Essa atitude é proibida, portanto caso o consumidor perceba nós recomendamos que ele faça a denúncia ao Procon. Desta forma, pedimos todas as documentações de compra e venda deste produto dos últimos dois meses, para saber se realmente é o desconto ou se foi simulado”, explica Cristiane.

Além deste tipo de queixa, o órgão municipal recebe muitas em relação ao estado do produto, bem como do prazo de entrega. A superintendente do Procon acredita que os consumidores estão mais conscientes em relação à Black Friday.

“A nossa Black Friday não é igual à Black Friday dos Estados Unidos. Raramente encontramos produtos com 50% de desconto. No máximo é de R$ 30 em um produto mais caro, que não faz muita diferença para o cliente”, aponta Cristiane.

 

Dicas do Procon para a Black Friday:

- Acompanhe os preços dos produtos ou serviços e identifique as melhores ofertas. Depois, confira os descontos.
- Verifique se o site é brasileiro (.com.br). Isso porque, compras em sites internacionais estão sujeitas a outros custos que nem sempre são informados de forma clara e precisa. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor não se aplica, se o site não tiver representantes no Brasil.
- Verifique a reputação dos fornecedores. Para isso, a Fundação Procon-SP, em seu site, mantém o ranking das empresas mais reclamadas.
- Fique atento ao prazo de entrega, principalmente se o objetivo for comprar presentes para o Natal.
- Em casos de compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone ou em domicílio), o consumidor tem 7 dias, a partir da entrega, para cancelar a compra, devolver o produto e pedir a devolução do valor pago.
- Verifique a política de troca. Essa constatação deve ser feita antecipadamente e varia conforme o fornecedor.
- Compre sempre na página oficial da loja e cuidado ao clicar em links e ofertas recebidos por e-mail ou redes sociais.
- Salve as informações da compra ou imprima todas as telas navegadas, as folhas de contratação e, em especial, as que falam do preço, forma de pagamento, características do produto e previsão de data de entrega.
- Exija sempre a nota fiscal, o principal documento em caso de reclamação.