Promoções
Consumidores revelam estratégias para Black Friday
Pesquisa feita pela Associação Comercial de Sorocaba indica maior intenção de compra neste ano

Com a Black Friday chegando na última sexta-feira de novembro, dia 29, as ruas comerciais do centro de Sorocaba estão repletas de ofertas. Entre planejamentos, dúvidas e críticas à data, alguns consumidores falaram sobre como encaram a data, que já se consolidou como uma das mais importantes para o comércio brasileiro. Além disso, uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso) revelou dados interessantes sobre o comportamento do consumidor local.
Muitos já se preparam para aproveitar as ofertas. Mara de Almeida é ajudante de cozinha e revelou sua estratégia: “Eu sempre acompanho os preços semanas antes, comparo com outras lojas e verifico se o desconto é real. Eu já tinha dado uma olhada nos preços há umas duas semanas e estava razoável”, disse Mara.
Ela optou por buscar por aparelhos eletrônicos no centro da cidade, mas antes dessa compra ela navegou na internet para comparar esses preços. “Dei uma verificada de preço na internet. Hoje eu vim ver celular, né, daí dá uma diferença. Então, eu achei e comprei por aqui. Saiu mais em conta aqui no Centro”, diz Mara.
A pesquisa da Acso reforça esse comportamento: 60% dos entrevistados afirmaram que o menor preço é o fator mais decisivo na hora de fechar uma compra. Outro dado relevante é o crescimento do e-commerce, que se tornou a principal escolha de 70% dos consumidores. “Comprar on-line me dá mais opções de comparação e, com o frete grátis, fica ainda melhor”, avalia a estudante Gabriela Mendes.
A estudante considera que o final de ano é a melhor época para se fazer compras. “Normalmente o que eu costumo procurar são roupas mesmo. Eu vou andando de loja em loja buscando as promoções. E sempre comparando com preços pela internet”, conta.
Para muitos, a Black Friday é uma oportunidade de antecipar as compras de Natal. A gerente comercial Luciene Santos compartilhou: “A Black Friday vai aquecer mais as vendas, né? Novembro é um mês em que a tendência é aumentar as vendas. A gente trabalha com artigos bem em conta. Alguns itens da loja saem por R$ 4. E o pessoal já vai aproveitar para fazer as compras de final de ano, de Natal.”
Luciene também comenta sobre a média de preço que os clientes gastam na loja em que trabalha. “Por ser preço único, a gente faz promoção de duas peças por quatro, dependendo da mercadoria. A gente faz essa promoção. A média de gasto varia: tem R$ 20, R$ 40, R$ 80, R$ 100. Porque já aproveita para o final do ano e compram os presentinhos. Já adiantam as compras”, diz a gerente.
Com um aumento de 36,5% na intenção de gastos acima de R$ 251, especialmente em itens como eletrônicos, moda e acessórios, os consumidores mostram mais confiança em 2024, indica o levantamento da Acso.
A pesquisa da Acso também destacou a relevância das formas de pagamento. O parcelamento no cartão de crédito continua sendo o preferido por 45% dos entrevistados, enquanto o Pix, a transferência imediata, vem ganhando força, atingindo 30% de preferência.
Desconfiança
Apesar da popularidade, nem todos se rendem à Black Friday. Alguns, como o divulgador Jonathan Ribeiro, 27, a chamam de “Black Fraude”. “O povo não sabe que é o mesmo preço do ano inteiro e parece que só resolve comprar no dia da Black Friday para dizer que é ‘Black Friday’”, diz Jonathan, indignado.
Para o divulgador, as promoções existem em todos os lugares, principalmente nas redes sociais e sites. “Tem várias promoções que são as mesmas de todo o ano. Sites também são os que mais enganam. “Nos sites, induzem a compra do que você não precisa.” (João Frizo - programa de estágio)
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