Exterior
Manga fecha intercâmbio com Orlando, nos EUA
Objetivo é promover oportunidades entre as cidades para fomentar investimentos e parcerias empresariais e tecnológicas

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), está nos Estados Unidos, onde fez uma parceria internacional para o desenvolvimento econômico e tecnológico entre as cidades. Pelas redes sociais, Manga destacou que, com essa parceria, estudantes sorocabanos poderão fazer intercâmbio na Flórida.
O chefe do Executivo sorocabano reuniu-se na sexta-feira (15) com o vice-prefeito de Orlando, no Estado da Flórida, Tony Ortis, que ocupa o cargo de commissioner (comissário). O encontro nos EUA também contou com a presença do reitor da Universidade Cristã da Flórida, Bruno Portiglatti, e do chanceler da mesma universidade, Anthony Portiglatti.
Durante a reunião, o vice-prefeito de Orlando aceitou o convite de Manga para representar, oficialmente, os Estados Unidos nas tratativas de um pacto econômico com Sorocaba. O objetivo é, segundo explica o prefeito Manga, fortalecer os laços comerciais e promover oportunidades entre as regiões, fomentando investimentos e parcerias empresariais e tecnológicas.
“Nós estamos muito felizes e honrados em ter esse relacionamento com Sorocaba. Agradecemos a oportunidade de nos visitar, porque as suas indústrias são as indústrias que estamos desenvolvendo também na região da Flórida central. Estamos ansiosos e animados com essa colaboração entre nossas cidades”, disse o vice-prefeito de Orlando, Tony Ortis.
Manga destacou uma visita a Washington, onde a comitiva de Sorocaba será recebida pelo senador norte-americano Rick Scott. O encontro estaria marcado para o próximo mês.
O prefeito também anunciou a realização de um seminário de internacionalização no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com a presença do vice-prefeito de Orlando e de representantes da Universidade Cristã da Flórida. “Esse é um momento importante e único, que vai gerar desenvolvimento, renda e oportunidades para as empresas brasileiras”, afirmou Manga.
O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura sobre quanto tempo Rodrigo Manga pretende ficar ausente e se o vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto, deveria assumir o cargo. De acordo com a Secretaria da Comunicação (Secom), o prefeito retorna à cidade na próxima semana, dentro do prazo estabelecido por lei. Durante esse período, o vice-prefeito responde pela chefia do Executivo. Conforme a Lei Orgânica do Município, o prefeito pode se ausentar sem licença da Câmara pelo período de 15 dias. (Da Redação)