Melhorias
Saneaqua amplia cobertura de tratamento de esgoto em Mairinque
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, Região Metropolitana de Sorocaba, deu início à obra de ampliação da rede de esgoto no bairro Jardim Cruzeiro.
A intervenção beneficiará cerca de 3.600 moradores, incluindo os residentes no Condomínio Residencial Castanheiras. Também deverá eliminar o despejo de aproximadamente 41 milhões de litros de esgoto sem tratamento por mês no Ribeirão Varjão, que é um afluente do rio Sorocaba. Além da melhoria ambiental, o projeto promete acabar com o mau cheiro que incomoda quem mora naquela localidade.
A obra é mais um passo para conectar novas áreas da cidade à moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória, que já contribui para elevar a taxa de esgoto tratado de 0% para 35% desde sua inauguração.
Atualmente, a ETE Vitória trata cerca de 2 milhões de litros de esgoto por dia, com capacidade para suportar a demanda de tratamento do município. “Para a Saneaqua, as ações e investimentos são contínuos”, afirma Bruno Gravatá, líder operacional da concessionária. “O propósito da empresa é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico e isso inclui não só elevar os indicadores de saneamento, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida.”
A obra no Jardim Cruzeiro representa um marco importante no compromisso da Saneaqua com o avanço dos índices de saneamento em Mairinque, cidade que, atualmente, coleta 77% do esgoto produzido em sua área de concessão.
A iniciativa no bairro é parte dos esforços da concessionária para alcançar, a médio prazo, a meta de 100% de esgoto tratado na cidade. “Com mais essa ampliação do sistema de esgotamento sanitário, Mairinque avança a cobertura de tratamento para 59% e mantém o compromisso de alcançar a universalização dos serviços até 2033”, diz a autarquia.
Orientação da Saneaqua
A Saneaqua orienta os moradores sobre a importância de colaborarem para o correto funcionamento do sistema, o que envolve a ligação adequada dos imóveis à rede de esgoto e o descarte consciente.
Para minimizar o impacto da obra no Jardim Cruzeiro, a concessionária monitora cada etapa do trabalho. De acordo com Bruno Gravatá, a empresa adota uma postura de respeito à comunidade, buscando causar o menor transtorno possível aos moradores e mantém a comunicação aberta com a população.
Com um sistema de esgotamento sanitário que inclui sete estações elevatórias e uma rede de mais de 122 quilômetros de tubulação, a Saneaqua tem se consolidado como uma referência em saneamento para Mairinque. Com a conclusão da nova obra, a cidade se aproxima de um cenário onde o esgoto deixará de ser lançado in natura nos cursos d’água.
Ainda de acordo com a Saneaqua, os serviços estão programados para serem concluídos até 31 de dezembro. “Podendo ser antecipado ou postergado a depender das condições climáticas”, informa a empresa, em nota.
A previsão é de que as obras avancem em etapas, permitindo que a taxa de esgoto tratado continue crescendo até alcançar a totalidade dos bairros de Mairinque. (João Frizo)