Polícia
Homem é preso por armazenar material de abuso sexual infantil
Suspeito foi encontrado em casa por policiais que trabalhavam na Operação Lobo Mau
Um homem que mora no Parque das Laranjeiras, zona norte de Sorocaba, foi preso durante a Operação Lobo Mau, deflagrada ontem (31) pela Polícia Civil e Ministério Público de São Paulo. O objetivo da ação era desarticular uma rede criminosa de produção e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
Além do armazenamento de conteúdos de pornografia infantil, policiais da Delegacia da Defesa da Mulher de Sorocaba também encontraram na casa do suspeito — cuja identidade não foi revelada — cinco máquinas caça-níqueis.
A investigação teve o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations - HSI) do governo americano e da Embaixada. Durante a operação, 96 mandados de busca e um de prisão foram cumpridos em 21 Estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteúdo foram apreendidos para análise. O compartilhamento de material de abuso sexual infantil é conhecido pela sigla CSAM (Child Sexual Abuse Material) e caracteriza crime pela lei, com pena de até quatro anos de prisão.
Esta é a segunda fase da operação. As investigações revelaram que criminosos contatavam crianças e adolescentes em plataformas digitais, como chats de jogos infantis e redes sociais. Durante as conversas, eles manipulavam as vítimas para produzirem conteúdos de nudez e, depois, divulgavam os materiais.
O nome da operação faz referência ao criminoso predador sexual que se esconde atrás de uma fachada de normalidade para se aproximar da vítima, ganhar a confiança dela e depois atacá-la. Esse risco é potencializado no ambiente virtual, destaca o Ministério Público. (Da Redação com informações de Estadão Conteúdo)