Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Sorocaba retoma campanha de vacinação contra a Covid-19

Na quinta-feira (31) o imunizante estará disponível em 13 UBS, ja na sexta (1°) em todas as unidades

30 de Outubro de 2024 às 12:52
Da Redação [email protected]
Vacina recombinante Zalika contra covid-19 é registrada pela Anvisa
Foram 2.845 doses enviadas para a cidade pela Secretaria Estadual de Saúde (Crédito: Tomaz Silva)

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba retomará a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (31) após 12 dias de estoque zerado na cidade. Nesse primeiro dia, a dose estará disponível em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS): Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Barão, Cajuru, Éden, Haro, Hortência, Nova Esperança, Sorocaba I, Nova Esperança, Sabiá, Sorocaba I e Wanel Ville. Já a partir de sexta-feira (1°), as 33 UBS passam a aplicar o imunizante.

A cidade recebeu da Secretaria Estadual da Saúde 2.845 doses, que devem ser administradas no grupo prioritário, além de crianças menores de cinco anos. O imunizante usado desde o ano passado é o monovalente XBB Moderna (Spikevax).

Em 2024, o coronavírus infectou 3.053 e matou 27 pessoas em Sorocaba. A informação é da prefeitura.

Grupo prioritário

O grupo prioritário é composto por pessoas de 60 anos ou mais, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (18 anos), profissionais do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Vacinados

Na cidade foram 52.887 vacinados até o dia 18 (última dose administrada em Sorocaba antes do estoque zerar). O dado é do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), do Estado de São Paulo.

Em relação às doses administradas desde que a pandemia começou, em 2021, toda a população (100%) iniciou o ciclo vacinal e 92% os concluiu. A 3ª dose, por sua vez, atingiu 64% dos aptos a tomar a vacina. Já as doses adicionais foram procuradas por apenas 24% dos moradores de Sorocaba.