Novos tempos
Mercado Municipal de Sorocaba completa 86 anos com obras de modernização
Melhorias serão custeadas pelos comerciantes, com investimento total de 4 milhões de reais
O Mercado Municipal de Sorocaba completou 86 anos no último dia 12 de outubro e está passando por uma série de reformas para modernização e segurança, conforme informado pela Organização Social dos Mercadores de Sorocaba. Em um plano de trabalho enviado à Prefeitura, a organização destacou a reforma do estacionamento, a atualização do sistema de controle de acesso para coibir atividades ilícitas, a instalação de grades e a criação de novas opções gastronômicas.
No entanto, o prédio ainda não teve seu Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) renovado, e as adaptações necessárias estão em andamento. O presidente da organização, João Carlos Padovani Cortez, afirmou que “o auto de vistoria dos bombeiros do Mercado Municipal está sendo renovado, estamos fazendo as adaptações exigidas pelo Corpo de Bombeiros”. Ele também garantiu que “não existe rede elétrica danificada aqui no mercado; se tivesse, o Corpo de Bombeiros não aprovaria o projeto do AVCB”.
Eduardo Cortez, associado e engenheiro civil, destacou que “o AVCB está aprovado pelo bombeiro, estamos orçando a execução”, assegurando que todas as exigências estão sendo atendidas. Ele mencionou ainda que estão sendo elaborados projetos para o mezanino, deck e ampliação da área administrativa, os quais devem ser aprovados pela Prefeitura.
As reformas, que totalizarão um investimento de R$ 4 milhões durante os cinco anos de licitação, estão sendo custeadas integralmente pelos comerciantes do local. “Todas as obras que estão sendo feitas aqui no Mercado Municipal estão sendo custeadas pelos próprios comerciantes; não existe 1 centavo de dinheiro público sendo usado aqui. Tudo aqui é fruto do trabalho de todos “, disse Cortez
Ainda, segundo a organização, atualmente, o Mercado Municipal abriga 55 boxes ativos e está 100% locado. Marcelo Lopes, que começou a trabalhar no mercado aos 12 anos e agora é proprietário de um dos pontos, relembra: “Trabalhei como funcionário por três anos exatamente no lugar onde estou hoje como dono. Aqui foi onde tudo começou, e cuidar desse lugar agora, como proprietário, tem um significado imenso para mim.” Ele destaca ainda as mudanças que o mercado vem passando: “O mercado está com lojas novas, grandes planos de melhorias, pinturas e reformas. Está recebendo muitas pessoas.”
Outro nome emblemático do mercado é Zé Franco, um dos primeiros comerciantes a se instalar no local. Sua neta, Karina Franco, compartilha a importância do Mercado Municipal para sua família. “Meu avô Zé Franco foi um dos primeiros comerciantes a ter banca aqui. Sempre trabalhou com fumo de corda, ervas medicinais, erva para chimarrão, cuias, bombas para erva-mate.” Zé Franco começou sua trajetória no mercado em 1938, vendendo hortigranjeiros. Mais tarde, passou a comercializar ervas medicinais, consolidando-se como referência na cidade. Embora ele tenha falecido em 2018, seu legado continua vivo, com seus filhos e netos mantendo o comércio. (Fernanda Marques)
Galeria
Confira a galeria de fotos