Abastecimento
Falta de água afeta moradores da região do Éden e do Cajuru
Problema estaria relacionado às obras que o Saae realiza próximo ao Condomínio Terras do Conde
Moradores das regiões do Éden e do Cajuru, na zona industrial de Sorocaba, reclamam da constante falta de água. O empresário Wanderley Scarpignato diz que o problema ocorre toda a vez que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realiza obras próximas ao Residencial Campos do Conde, localizado na Avenida Paraná.
Wanderley mora em outro condomínio — o Terras de São Francisco — e conta que a falta de água afeta, além do Éden e do Cajuru, também o Três Marias e o Nilton Torres. “O Saae vive fazendo manutenção no mesmo lugar, realiza obras e, com isso, ficamos sem água por dias”, afirma. “Fazemos reclamação, mas a autarquia alega ser manutenção preventiva.”
Ainda conforme o empresário, o transtorno se arrasta por toda a semana e o Saae diz que é por causa do rompimento de um cano que fica bem em frente ao Residencial Campos do Conde. “O problema é frequente. Os moradores de toda a região são prejudicados com a suspensão do fornecimento de água”, completa Gisele Evangelista, que mora na Avenida Paraná.
O que diz o Saae
O Saae explica que realiza a instalação de uma adutora para atender às regiões do Éden e do Cajuru. Acrescenta que os trabalhos começaram no ano passado e prosseguem até 2025, com a colocação de oito quilômetros de tubulações, ao longo das avenidas Paraná e Independência, até as proximidades da base do Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo a autarquia, o objetivo é incrementar a infraestrutura de distribuição nessas regiões, projetando atender, inclusive, futuros empreendimentos e moradores, levando água a partir do reservatório do Éden/Cajuru.
O Saae lamenta possíveis transtornos decorrentes das obras e destaca que a rede atual é antiga, opera há cerca de 50 anos e demanda manutenções semanais, o que justifica também a implantação da nova adutora.
Por causa das obras, a autarquia recomenda que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar próximo aos trechos em obras, cuja via é devidamente sinalizada, com possibilidade de interdições parciais e temporárias de faixas da pista.
O Saae mantém os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800, além do WhatsApp (15) 99793-2526, para que a população entre em contato para prestação de informações detalhadas, sugestões ou solicitações de serviços. Outra forma de contato é pela agência virtual (www.saaesorocaba.com.br) e via Fale Conosco, cujo formulário de atendimento se encontra no próprio site.
A autarquia dispõe ainda de atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Unidade Central, localizada no Piso L1, Bloco B, do Pátio Cianê Shopping — Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823. Também atende, das 8h às 17h, nas Casas do Cidadão de Brigadeiro Tobias, Éden, Ipiranga, Ipanema, Itavuvu, Nogueira Padilha e Paço Municipal.