Sem ruído
Campanha orienta sobre barulho em escapamento
A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) realiza hoje (23), das 9h30 às 12h, a Campanha Educativa de Prevenção à Poluição Sonora gerada por motocicletas. A ação vai ao encontro do tema debatido na Câmara ontem (22). A campanha será levada a oficinas mecânicas, em diferentes pontos da cidade. O objetivo é orientar os proprietários e profissionais que trabalham nesses locais, além dos clientes, sobre a necessidade de manutenção periódica dos escapamentos. Eles também serão informados da importância de manter todos os componentes do veículo na configuração original de fábrica.
Paralelamente, haverá blitze em parceria com a Secretaria de Mobilidade (Semob) e Secretaria de Segurança Urbana (Sesu). Os fiscais avaliam avarias, modificações ou deterioração do motor; os sistemas de escapamento e de admissão de ar; barreiras acústicas e outros componentes do veículo que influenciam na emissão de ruído. Os pilotos com motos irregulares serão autuados por infração ambiental.
Decibelímetro
Nessas operações são avaliados os níveis de ruído emitidos pelo sistema de escapamento, por meio de decibelímetro, e se estes estão em desacordo com o permitido, conforme NBR 9714:2000.
A Campanha Educativa de Prevenção à Poluição Sonora gerada por Motocicletas teve início no dia 16 de outubro, quando foram visitadas cinco oficinas de motos, no Jardim São Guilherme e Jardim Santa Cecília, na zona norte. A expectativa é que, neste ano, as ações educativas ocorram semanalmente, às quartas-feiras, até meados de dezembro. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)