Deic
Polícia Civil faz operação contra crimes de estelionato e lavagem de dinheiro
Os criminosos atraíam vítimas utilizando um número internacional do WhatsApp, oferecendo vagas de trabalho aparentemente legítimas
A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), deflagrou nesta segunda-feira (21) a Operação “Placement” após oito meses de investigação. A ação foi conduzida em várias cidades do estado de São Paulo, com o cumprimento de doze mandados de busca e apreensão nas cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra, Campinas e na capital paulista, além da execução de quatro mandados de prisão temporária. A operação visou desarticular uma associação criminosa envolvida em crimes de estelionato, lavagem de capitais e associação criminosa.
De acordo com as investigações, os criminosos atraíam vítimas utilizando um número internacional do WhatsApp, oferecendo vagas de trabalho aparentemente legítimas. As tarefas diárias consistiam em interações simples nas redes sociais, como curtir páginas indicadas. Inicialmente, os pagamentos pelos serviços eram realizados pontualmente, reforçando a sensação de segurança e credibilidade.
No entanto, após conquistar a confiança das vítimas, os criminosos exigiam que, para continuar recebendo a remuneração, depósitos fossem realizados em contas bancárias de terceiros. As vítimas também eram induzidas a se cadastrarem em um site de bitcoins, onde os valores pareciam gerar rendimentos lícitos. O esquema envolvia a movimentação e distribuição dos valores ilícitos por meio de contas bancárias de empresas fictícias, abertas com o único propósito de ocultar a origem dos recursos. Em apenas quatro meses, a organização criminosa movimentou cerca de R$ 20 milhões. As vítimas do golpe estavam espalhadas por diversas cidades do estado.
A Polícia Civil alerta a população sobre o crescente número de golpes aplicados por meio de mensagens e ligações, lembrando que, para a realização de trabalhos remunerados, nunca é exigido que a pessoa deposite valores para o contratante. O nome da operação, “Placement”, faz referência à primeira etapa da lavagem de dinheiro, na qual os criminosos inserem dinheiro ilícito no sistema financeiro para dificultar a identificação da sua origem.
Os detidos durante a operação encontram-se à disposição da Justiça, enquanto as investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Galeria
Confira a galeria de fotos