Buscar no Cruzeiro

Buscar

Protagonismo

Jovens estudantes se unem para a ‘transformação’ por meio da educação

18 de Outubro de 2024 às 23:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Encontro que incentiva o protagonismo juvenil foi realizado na escola Ezequiel Nascimento
Encontro que incentiva o protagonismo juvenil foi realizado na escola Ezequiel Nascimento (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (17/10/2024))

Cerca de 280 estudantes, professores e diretores de escolas públicas de Sorocaba se reuniram quinta-feira (17) na Escola Estadual Professor Ezequiel Machado Nascimento, para o encerramento do ciclo de trabalho e transformação dos estudantes gremistas de escolas públicas no projeto Academia Educar em Rede, da Fundação Educar, uma organização sem fins lucrativos que trabalha na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica.

O evento contou com apresentações culturais de jovens gremistas e debates com o tema “Desenvolvimento Integral: Ações que Fortalecem a Cultura da Boa Convivência” e ainda a presença da contadora de histórias Majori Silva, jovem protagonista e fundadora de uma biblioteca comunitária em Campinas.

Giovana Ribeiro Dominguês, de 13 anos, é vice-líder de grêmio e contou sobre a experiência. “Na escola não vamos só para estudar, mas também aprender a viver em sociedade. O grêmio é representado por alunos que estão ali para ensinar e para aprender a conviver em sociedade. Nas rodas de conversas conhecemos as pessoas e passamos a entendê-las melhor, assim nos colocamos um no lugar do outro. Ganhamos confiança uns dos outros nesses encontros, trocamos vozes e saberes.”

A supervisora de ensino Cristiane Madureira falou sobre a parceria e o trabalho junto ao projeto Educar na formação dos jovens gremistas. “A Educar é nossa parceira e nos ajuda na formação do grêmio, voltada ao desenvolvimento completo do cidadão. Temos 80 escolas e todas têm grêmio, dos anos iniciais até o médio. Trabalhamos com os jovens na formação e transformação. Recebemos demandas da secretaria e das rodas de conversa entre os jovens gremistas”, descreve Cristiane.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados pela Academia Educar em Rede. Nosso objetivo é contribuir para que os jovens se reconheçam como cidadãos e exerçam a liderança em suas escolas e comunidades, contribuindo positivamente com a sociedade”, destacou a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.

Os encontros são híbridos e ocorrem por meio de parcerias que são realizadas com as secretarias de educação. Os temas trabalhados passam pelo protagonismo estudantil, competências socioemocionais; comunicação e comunicação não violenta, direitos humanos, metodologia de projetos, engajamento e culminância.

“A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor, finalizou Cristiane Stefanelli. (Gabrielle Camargo Pustiglione)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos