Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transtornos

Chuva causa danos e queda de energia em pelo menos 4 cidades da RMS

Há registros de queda de árvores e detalhamentos em Araçoiaba da Serra, Mairinque, Sorocaba e São Roque; ninguém se feriu

12 de Outubro de 2024 às 12:23
Vinicius Camargo [email protected]
Casas ficaram destelhadas em São Roque
Casas ficaram destelhadas em São Roque (Crédito: Cortesia/São Roque Notícias)

*Atualizada às 15h07

A chuva intensa que atingiu a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na noite de sexta-feira (11) derrubou árvores, causou destelhamentos e deixou cidades sem energia elétrica.  Acompanhado de fortes rajadas de vento, o temporal atingiu várias cidades da região. Houve ocorrências em pelos menos cinco cidades -- Araçoiaba da Serra, Mairinque, Sorocaba, São Roque e Tatuí. Oito pessoas ficaram feridas em Tatuí. A CPFL Piratininga informa que o fornecimento energia segue interrompido em áreas de Araçoiaba, Sorocaba e São Roque. 

Em Sorocaba, de acordo com a Defesa Civil, dez árvores caíram nas ruas Costa Rica, Quarenta e Sete, Venezuela, Antonio Gomes Morgado, Érico de Oliveira, Doutor Gabriel Resende Passos, Michel Nassar, João Crespo Lopes, Silvio Campolim e Carlota Fiel Carnelos. Na rua Natalino Jardim Rodrigues, no Parque São Bento, o telhado caiu sobre um carro, mas ninguém se feriu. Equipes do órgão prestam apoio aos munícipes afetados, bem como realizam remoção de galhos e limpeza de áreas. 

Vários bairros ficaram no escuro. Segundo a CPFL, todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e atua, neste momento, para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível. A empresa diz que a situação foi normalizada na maior parte da cidade e, agora, há apenas casos pontuais. 

São Roque e Araçariguama

Um galpão de um supermercado no Jardim Florida, em São Roque, ficou destelhado. As telhas atingiram residências na rua Roraty Club, e um poste se partiu ao meio. Nenhum morador se machucou. Conforme a CPFL, a cidade ainda tem diversos pontos sem energia e é a mais afetada pelo problema. 

A prefeitura informa que equipes da Defesa Civil, do Departamento de Bem-Estar Social, da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Obras e da Divisão de Trânsito acompanham os incidentes. Conforme o Executivo, a força-tarefa já está nas ruas monitorando os ocorridos e atendendo à população. 

Para sanar dúvidas e comunicar ocorrências, o munícipe deve contatar a Defesa Civil pelo telefone 4712-2288. 

O abastecimento de água também está prejudicado em Sorocaba e Araçariguama, devido à falta de eletricidade nas Estações de Tratamento (ETAs). Além disso, conforme a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), algumas estações elevatórias foram prejudicadas nos dois municípios. Elas transportam a água para locais mais altos. 

A Sabesp orienta aos moradores o uso consciente da água armazenada nas caixas. "É importante o uso sem desperdícios do volume das caixas d’água dos imóveis e, se possível, a reserva até que o sistema de distribuição esteja em operação integral." De acordo com a companhia, os imóveis que possuem caixa d'água com reserva para, no mínimo, 20 horas de consumo, como determina o decreto estadual 12.342/78, devem sentir menos as intermitências no fornecimento. 

Ocorrências e solicitações podem ser registradas na Central de Atendimento, pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), pelo WhatsApp (11) 3388-8000 e pela Agência Virtual.

Mairinque e Araçoiaba

O vento derrubou árvores e arrancou partes de telhados de imóveis em Mairinque. Nenhum deles precisou ser interditado e não houve vítimas. A Defesa Civil municipal irá avaliar as casas danificadas. 

A rede elétrica também parou de funcionar em Araçoiaba da Serra. De acordo com a CPFL, o fornecimento já foi retomado na maior parte da cidade, continuando suspenso somente em algumas regiões. 

Tatuí

Tatuí também registrou muitas quedas de árvores, além de destelhamento de casas e comércios. Oito munícipes foram atingidos por estilhaços de telhado e sofreram ferimentos leves. Conforme a Defesa Civil da cidade, a chuva começou por volta das 18h10. Foram 12 milímetros em 30 minutos, e a velocidade do vento chegou a quase quilômetros por hora. 

Segurança 

Nos casos de incidentes, a CPFL orienta a não tocar em fios partidos ou galhos de árvores caídos sobre a rede elétrica. A recomendação é acionar imediatamente a empresa, pelo número 0800 010 2570, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193, e aguardar atendimento. O registro de falta de energia pode ser feito pelo site da concessionáriapelo aplicativo CPFL Energia, pelo WhatsApp (19) 99908-8888 e via SMS: 27304. 

Chuva em dez cidades 

De acordo com a Defesa Civil estadual, houve grandes acumulados em pelo menos dez cidades da RMS. São elas: Araçoiaba Da Serra (13 milímetros nas últimas 24 horas); Cesário Lange (15mm); Ibiúna (13mm); Itapetininga (17mm); Itu (22mm); Mairinque (16mm); Porto Feliz (19mm); Sorocaba (12mm) e Tatuí (12 mm).  

Previsão do tempo

Neste ano (12), segundo o órgão estadual, o tempo ficará bastante nublado em todo o Estado, mesmo com o afastamento da frente fria. A chuva prossegue fraca, sem risco de eventos extremos.

Em Sorocaba, hoje, o tempo será  nublado, com pancadas de chuva isolada durante o dia todo e ventos fracos. As temperaturas variam entre 18 °C (mínima) e  29 °C (máxima). Neste domingo (13), o clima continua nublado e com ventos de fracos a moderados, mas não chove. Os termômetros podem marcar de 16°C a 28°C. A umidade do ar oscila de 40% (mínima) e 100% (máxima) no fim de semana. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

 

 

 

 

 

 

 


 


 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


Galeria

Confira a galeria de fotos