Divisão
Região Administrativa de Sorocaba tem 47 municípios; a de Itapeva, 32
Divisão ocorreu há dez anos, mas alguns órgãos governamentais ainda atendem as 79 cidades
Embora a separação tenha ocorrido há dez anos, a Região Administrativa (RA) de Sorocaba continua sendo confundida com a de Itapeva. Antes, a RA de Sorocaba englobava 79 municípios e, com a separação, passou a ter 47. Os outros 32 foram transferidos para a região de Itapeva. Há um impasse porque alguns órgãos e secretarias estaduais ainda consideram administrativamente a região de Sorocaba com 79 cidades, mas não a identifica como RA. O Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 7 (Deinter 7), por exemplo, abrange esse número de municípios, com cinco delegacias seccionais, incluindo a de Itapeva.
A RA de Sorocaba tem 21.528 quilômetros quadrados de extensão, e a de Itapeva, 19.339 km². A iniciativa de desagregá-las vinha desde 2007, por meio da lei 12.517/2007, de autoria do ex-deputado estadual Campos Machado (1939-2024). Mas, só se concretizou praticamente sete anos depois, com a publicação do decreto 60.135/2014.
Segundo o cientista político Vidal Mota Junior, a medida teve como objetivo atender melhor às demandas da RA de Itapeva. Isso porque, quando ela pertencia a Sorocaba, devido à grande extensão, alguns municípios acabavam não sendo adequadamente beneficiados pelas ações governamentais; por isso, a proposta de agrupar 32 cidades com perfil socioeconômico semelhante, a fim de focar nas necessidades específicas delas. “É uma região bastante carente. Ela ocupa números não muito favoráveis ainda. É a penúltima em riqueza, uma das últimas em longevidade, em escolaridade, entre todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo”, afirma Mota Junior, que fez doutorado sobre a RA de Sorocaba. “Então, (a separação) foi um esforço para que os recursos do Estado chegassem de forma mais direcionada para as políticas públicas ali na região.”
O cientista político diz que a região também tem baixa diversidade industrial, com ausência de segmentos mais tradicionais. Possui, ainda, várias restrições ambientais, mas conta com muitas fontes de água. Ainda segundo ele, apesar das dificuldades, com a divisão, o indicador de escolaridade começou a melhorar. Além disso, completa, as áreas de papel, celulose e pastas químicas de madeira, assim como a indústria de alimentos e as exportações vêm crescendo.
Escritório
De acordo com o economista e professor universitário Flaviano de Lima, com a criação da RA de Itapeva, houve a estruturação de um Escritório Regional de Planejamento. Ele informa que essa instituição visa justamente reduzir as desigualdades dos municípios daquela região em relação ao desenvolvimento de São Paulo.
Segundo Lima, a RA de Sorocaba não deixou de ser atendida após o desmembramento, ainda mais que, também em 2014, foi instaurada a Região Metropolitana — formada por 27 municípios.
Desde a década de 1.970
A divisão do Estado em diferentes áreas ocorre desde 1970, por meio do decreto 52.576, para facilitar o planejamento regional e ações mais integradas. Atualmente, são 16 Regiões Administrativas. Conforme Lima, as finalidades desse processo são racionalizar as demandas regionais junto aos órgãos públicos; buscar tratamento coerente dos problemas socioeconômicos das comunidades; trabalhar com o princípio da descentralização; atender as peculiaridades de cada região perante a urbanização e industrialização; além de facilitar o diálogo e colaboração entre Estado e municípios, sugerindo novas formas de associação.
Deinter 7
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informa que o Deinter 7 continua abrangendo os 79 municípios para garantir a continuidade e eficácia das atividades operacionais e investigativas, sem prejudicar os trabalhos nas áreas envolvidas. “A estrutura atual do Deinter 7 permite uma coordenação mais eficiente dos recursos policiais, mantendo a integração das equipes e das operações investigativas em todos os municípios da região”, detalha a pasta.
Galeria
Confira a galeria de fotos