Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

População quer mudar trânsito em rua após criança ser atropelada

Ônibus estacionados estariam prejudicando visibilidade e provocando acidentes na José Braz Correia

01 de Outubro de 2024 às 22:00
Vinicius Camargo [email protected]
Coletivos param durante muito tempo, aguardando horário de saída da área de transferência do bairro
Coletivos param durante muito tempo, aguardando horário de saída da área de transferência do bairro (Crédito: LAVINIA CARVALHO (30/9/2024))

Moradores do bairro Aparecidinha, na zona leste de Sorocaba, tentam impedir que ônibus estacionem na rua José Braz Correia aos fins de semana. Segundo reclamantes, os veículos do transporte público obstruem a visão dos demais motoristas, e isso oferece risco à segurança dos pedestres, especialmente crianças. No sábado (28), um menino de 5 anos foi atropelado por uma caminhonete enquanto atravessava a via. Ele sofreu ferimentos leves. De acordo com uma testemunha, o condutor contou não ter visto a criança por causa de um ônibus parado no local.

Segundo o autônomo Deivid Lucena, de 42 anos, antes a rua era fechada para atividades de lazer e competições esportivas. Porém, com a inauguração da área de transferência no bairro, em 2021, ela foi aberta. “E, aí, começou o transtorno”, diz. Ele conta que os ônibus param do lado direito, ocupando boa parte da faixa, até chegar a hora de saírem. Depois, descem para o miniterminal, localizado na rua do Terço, a menos de 100 metros. Nos horários de pico, completa o morador, uma fila se forma; e, aos fins de semana, alguns permanecem ali por até 40 minutos. Na tarde de segunda-feira (30), o Cruzeiro do Sul esteve no local e constatou a situação.

Há uma praça do lado direito da rua e um campo de futebol à esquerda. Aos sábados e domingos, os espaços ficam lotados, pois acontecem jogos infantis e varzeanos. De acordo com Lucena, muitas crianças vão aos eventos esportivos e aproveitam para brincar na praça. Com isso, atravessam a rua frequentemente, correndo o risco de serem atropeladas por motoristas com a visão prejudicada. Inclusive, quando o garoto foi atingido pela caminhonete, acontecia uma partida do Campeonato Regional.

O morador informa já ter pedido para a Prefeitura transferir o local de parada dos ônibus para a rua de trás — a Seiki Murakami —, pelo menos nos finais de semana. No entanto, a demanda não foi atendida.

Por causa da situação, o cabeleireiro Antoniel Cuchoa Mendes, de 55 anos, não frequenta mais a praça. Para ele, enquanto os veículos do transporte coletivo estacionarem ali, não haverá segurança. “Eu trazia os meus netos para brincar aqui. Agora, não dá mais, porque eles podem ser atropelados”.

Trajeto de 5 linhas

Em nota, a Urbes - Trânsito e Transportes, responsável pela administração do setor na cidade, informa que a rua José Braz Correia faz parte do trajeto de cinco linhas, todas atendendo ao miniterminal. São elas: T48 - Expresso Aparecidinha; 8 - Aparecidinha/Éden; 48/1 - Nikkey/Presídio; 48/2 - Amato/Monteiro e 48/3 - AT Éden/AT Aparecidinha. Ainda segundo a empresa pública, embora a via não tenha restrição de circulação e esteja sinalizada, esses itinerários fazem desvios pontuais aos domingos, conforme pedido dos moradores.

Como houve um acidente no sábado (28), a Urbes se comprometeu a avaliar a possibilidade de estender os ajustes em dias de eventos também. Segundo o comunicado, a medida será adotada “desde que não comprometa a programação das linhas de ônibus que atendem ao local.”

Ainda de acordo com a nota enviada ao Cruzeiro do Sul, uma equipe conjunta da empresa e da Secretaria de Mobilidade (Semob) já marcou vistoria técnica, com o objetivo de verificar a situação e analisar quais outras providências podem ser adotadas. O foco é melhorar o fluxo viário e a segurança na mobilidade.

“De antemão, Urbes e Semob reforçam sempre a necessidade de respeito às sinalizações de trânsito, ao limite de velocidade das vias e de travessia em local seguro”, finaliza.