Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Nova onda de calor chega com alerta de queimadas

Temperatura elevada e ar seco seguem até amanhã, quando chega um "refresco"

30 de Setembro de 2024 às 22:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
Hoje e amanhã termômetros variam entre 19ºC e 37ºC; 
na sexta, máxima será de 22ºC
Hoje e amanhã termômetros variam entre 19ºC e 37ºC; na sexta, máxima será de 22ºC (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O “refresco climático” da semana passada deve ser vivenciado novamente na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a partir de quinta-feira (3). Mas, até lá, a população terá de lidar com temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e perigo elevado para incêndios. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu ontem (30) um alerta para risco de queimadas em todo território paulista.

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), do órgão estadual, os mapas de risco de incêndio mostram a cor roxa — o grau mais elevado — sobre toda a RMS. Os próximos dias também deverão ser marcados pela presença de tempo seco e firme. Como não há previsão de incidência de chuva, o destaque girará em torno das temperaturas, que se elevam gradualmente, garantindo a sensação de calor e abafamento.

Em Sorocaba, hoje (1º) a mínima ficará em torno de 19°C, enquanto a máxima deve atingir 36°C. Na quarta-feira (2), os termômetros oscilam entre 20ºC e 37ºC.

Como o tempo está seco, os índices de Umidade Relativa do Ar (URA) devem cair no período da tarde. Na RMS, os índices ficarão em 20%, o que é considerado crítico para a saúde. O recomendado é acima de 50%.

Diante desse cenário, deve aumentar o perigo de incêndios florestais em todo o Estado, exceto na faixa litorânea, o que requer atenção especial em áreas de vegetação seca.

Porém, o calor deve dar uma trégua a partir de quinta-feira (3). Na sexta-feira (4), e a temperatura mínima pode ficar em 17ºC e a máxima em 22ºC. As chances de chuva aumentam para 42% e o sol permanece encoberto por nuvens durante todo o dia.

Não é só em SP

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou ontem (30) um novo aviso de onda de calor para grande parte do País. O alerta, classificado como perigo potencial, vale até às 23h59 de amanhã (2). As áreas afetadas atingem os Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e parte do Paraná, além do Distrito Federal. (Da Redação)