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Infraestrutura

Faltando 400 metros de asfalto, Três de Março mostra mudanças

Via começa a substituir Castelinho como ligação entre Aparecidinha e Alto da Boa Vista

27 de Setembro de 2024 às 22:00
Vinicius Camargo [email protected]
O maior trecho da avenida Três de Março ainda sem pavimentação fica próximo à represa Ferraz/Castelinho
O maior trecho da avenida Três de Março ainda sem pavimentação fica próximo à represa Ferraz/Castelinho (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/9/2024))

Um trecho de aproximadamente 400 metros da avenida Três de Março, na zona leste de Sorocaba, ainda não foi asfaltado. Considerando que a via tem seis quilômetros de extensão, falta pouco menos de 7% para a conclusão da pavimentação. Na tarde de quinta-feira (26), o Cruzeiro do Sul percorreu toda a via, desde o cruzamento com a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, até a rua Quirino de Mello, no bairro Aparecidinha, para verificar o andamento dos serviços. Para as medições, a reportagem utilizou as marcações do hodômetro do carro.

Restavam dois trechos em terra, sendo um de aproximadamente 300 metros — na altura das represas Ferraz/Castelinho —, e outro logo à frente, de em torno de 100 metros, perto da capelinha. Quando a reportagem esteve no local, havia máquinas e profissionais trabalhando em ambos.

As obras de duplicação e pavimentação da principal ligação entre Aparecidinha e a região do Alto da Boa Vista começaram em maio de 2023. A previsão de término é até o fim de 2024. Elas são realizadas pelo Consórcio Duplicação e Pavimentação Sorocaba, formado pelas empresas Casamax e Oestevalle, vencedor da licitação. O valor do contrato é de R$ 45.198.406,29.

Trânsito

O foco das interdições na avenida Três de Março consiste em aliviar o trânsito na rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-075), conhecida como Castelinho, e no trevo de Aparecidinha, principalmente nos horários de pico. Outra intenção é oferecer um segundo acesso entre o bairro e o Alto da Boa Vista.

Segundo motoristas, o tráfego apresenta melhoras. Morador de Aparecidinha há 24 anos, o autônomo José Souza, de 67 anos, sempre evitou a rodovia, por causa do movimento intenso, e utilizou a avenida, mesmo quando o pavimento era de terra. Apesar da falta de estrutura, ele, geralmente, priorizava poupar tempo. “Preferia arriscar, passar nos buracos, (enfrentar) a poeira e a lama”, diz.

Com as mudanças na Três de Março, Souza usará a Castelinho menos ainda. De acordo com ele, muitos condutores têm feito o mesmo, mas, enquanto as obras não estiverem concluídas, outros seguem optando pela rodovia. Com isso, por enquanto, a movimentação não diminuiu tanto.

No caso do estagiário de administração Anderson Sampaio, de 20 anos, a nova opção de rota diminuiu pela metade o tempo de deslocamento entre Aparecidinha e Alto da Boa Vista. Pela SP-75, o trajeto durava de 20 a 30 minutos; agora, varia entre 10 e 15 minutos. “É bem melhor do que dar toda a volta lá por cima (pela Castelinho)”, avalia.

Fase final

A Prefeitura informou que a obra foi dividida em duas etapas. O primeiro trecho, de 1,5 km, que foi entregue em junho deste ano, inclui pavimentação e duplicação da avenida Três de Março — interligando as avenidas Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e Francisco Roldão Sanches —, além da nova avenida José Humberto Urban, ligando essa primeira via ao bairro Jardim do Paço. O serviço compreendeu também implantação do canteiro central, ciclovia e todo o sistema de drenagem e sinalização.

Em nota enviada ao Cruzeiro do Sul na tarde de ontem (27), a administração municipal explicou que a segunda etapa da obra, entre a avenida Francisco Roldão Sanches e a rua Quirino de Mello, com extensão de aproximadamente 4 km, está em fase de conclusão. Os serviços em execução compreendem “a implantação de pavimentação com toda a infraestrutura de drenagem, iluminação, ciclovia e calçada, além de duas travessias com bueiro em áreas de manancial”.

O comunicado acrescenta que, no momento, “ocorre a instalação de aduelas de concreto e de muros de arrimo em pontos de travessias sobre córregos, bem como são feitas definições de viário, calçamento e adequações de paisagismo e drenagens, que será precedida da sinalização viária”. Outro serviço em andamento, ainda de acordo com a Prefeitura, é a instalação de rede de energia elétrica.

 

 

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