Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hidratação

Vendas de picolés, água mineral e coco estão em alta

10 de Setembro de 2024 às 22:00
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Picolés estão entre os produtos refrescantes mais procurados nas últimas semanas
Picolés estão entre os produtos refrescantes mais procurados nas últimas semanas (Crédito: GABRIELLE CAMARGO PUSTIGLIONE (10/9/2024))


Sol escaldante, calor e tempo seco também trazem expectativa de crescimento nas vendas de produtos para refrescar, como sorvetes, picolés, água de coco e água mineral. Em Sorocaba, comerciantes já percebem as consequências do clima nos negócios.

O empresário Gabriel Ferraz, que possui várias lojas em Sorocaba e região, comemora a alta na procura por sorvetes e picolés. Segundo ele, apenas uma única chega a vender 5 mil picolés em um dia, cerca de dez vezes mais a média dos períodos com temperatura normal — quando comercializa em torno de 500 picolés.

Gabriel comenta estar preparado para o aumento da demanda. “Geralmente, a temporada começa em agosto. Por isso, começamos a aumentar o estoque para sua capacidade máxima, em preparação para os meses com maior potencial de vendas, geralmente, em novembro, dezembro e janeiro”, explica.

Dias quentes pedem água, e com o tempo seco e altas temperaturas a procura por água mineral também cresce. “Água é como o termômetro, quando esquenta vende muito”, comenta o empresário Alberto Vieira, proprietário de uma distribuidora de água mineral.

O empreendedor revela que quando esfria as vendas caem, em média 60%. Porém, “hoje em dia está havendo uma conscientização maior das pessoas sobre o consumo de água de qualidade”. Segundo ele, Sorocaba cresceu muito nos últimos anos, mas o serviço público de tratamento de água não acompanhou. “Assim, a procura por água mineral tem aumentado”, finaliza Alberto.

Quem também vê com bons olhos o aumento da temperatura é Dacil Ribeiro Corrêa. Como proprietário de um quiosque que comercializa água de coco, ele está na expectativa para o aumento das vendas. “Vendemos água de coco há mais de 24 anos e esperamos um crescimento da comercialização com a chegada do calor”, diz ele, acrescentando que “a água de coco, além de matar a sede, ajuda no tratamento de algumas doenças”. (Gabrielle Camargo Pustiglione)