Buscar no Cruzeiro

Buscar

Flores

Ipês colorem tudo em pleno inverno

09 de Setembro de 2024 às 22:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
Espécie de casca dura precisa de tempo mais seco e frio para florir
Espécie de casca dura precisa de tempo mais seco e frio para florir (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/9/2024))


A primavera começa no dia 22 de setembro, mas já é possível encontrar muitas ruas coloridas por ipês, pois essa espécie floresce no período de inverno, entre junho a setembro. Como sugere seu nome — ipê significa casca dura em tupi-guarani —, as árvores têm uma casca bastante resistente. Por esse motivo, florescem em meses de inverno, devido ao frio e ao tempo de seca.

A técnica e bióloga Régyla Cabral, de 41 anos, esclarece o motivo desse fenômeno: “O estímulo maior é porque, no inverno, o tempo é mais seco. E essa espécie precisa de frio e seca para estimular a aflorada. Isso é uma estratégia das plantas para atrair os polinizadores.”

Em Sorocaba, de acordo com a especialista, ocorrem 17 espécies diferentes de ipê, que podem ser encontradas nas cores rosa, roxo, branco, amarelo e verde. Régyla ainda explica que “quem abre a florada é o Ipê roxo, depois vem o amarelo, o branco, o rosa e, por fim, o verde”. No entanto, ainda segundo a bióloga, isso vai depender muito do clima e do ambiente em que essas plantas estiverem inseridas.

É possível notar que, em alguns anos, os Ipês ficam mais imponentes do que em outros. Isso acontece quando os fatores climáticos atingem a dinâmica da planta, ajudando-a florir. Em resumo, diz a bióloga: “É uma estratégia das plantas para atrair os insetos e os pássaros, que fazem a polinização, porque elas vão se beneficiar do néctar e do pólen.”

Régyla também contou algumas curiosidades sobre os ipês. Por exemplo, eles estão presentes em todos os biomas do Brasil e a flor do Ipê amarelo é considerada a Flor Nacional. (Lavínia Carvalho
programa de estágio)