Buscar no Cruzeiro

Buscar

Matrimônio

Cidade tem opções para noiva encontrar o vestido dos sonhos

07 de Setembro de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ruas da Penha e Monsenhor João Soares concentram lojas que vendem e alugam trajes para casamento
Ruas da Penha e Monsenhor João Soares concentram lojas que vendem e alugam trajes para casamento (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (1º/7/2024))


Escolher o vestido de noiva ideal é um dos sonhos da maioria das mulheres. Há muitas histórias envolvendo esse momento especial na vida dos casais e os sentimentos que refletem as escolhas do casamento.

No mundo dos vestidos de noivas há muita tradição. Há lojas que passam de geração para geração, com mais de 70 anos de existência. Esse é o caso do empreendimento dirigido atualmente por Mariângela Lima, no centro de Sorocaba. Herdado da mãe, Joseplinia Lima, fundadora do estabelecimento, a paixão por vestidos de noivas, ela conta que além da história da própria loja, vivenciou outras situações nesse contexto de amor e expectativa.

“Eu nasci dentro de uma loja e vi inúmeras histórias, como de casais que iam se casar depois de namorar por 12 anos, mas se separaram e acabaram casando com outras pessoas em dois meses de namoro”, conta Mariângela.

Mas nem só de alegria se vive esse ramo. Durante a pandemia de Covid-19, o setor de eventos enfrentou uma grave crise. E não foi diferente para as lojas de vestidos de noivas. Das quatro unidades que a empresa de Mariângela possuía antes do novo coronavírus se espalhar pelo mundo, apenas a matriz sobreviveu. “Nós ficamos um ano fechados, mas não sofremos tanto porque eles [casamentos] foram remarcados e não tivemos problemas com as novas datas”. completa Mariângela.

Outras lojas especializadas em aluguel de roupas para casamento encontraram saídas para superar as dificuldades que surgiram no período mais grave da doença. É o caso da Priscila Rodrigues. “Eu fazia muitas lives e postava muita coisa. As mulheres me mandavam mensagens, querendo ver os vestidos, mesmo sem data de casamento definida. Quando a pandemia acabou, nós estávamos dez vezes maiores, com mais dez funcionários”, contou.

Priscila também relata histórias tristes. Cita como exemplo o caso da última noiva que atendeu antes da quarentena. “Eu estava embrulhando o vestido para entregar, quando a noiva me liga e diz que o padre cancelou o casamento, um dia antes, quando já estava tudo pronto. Ela se casou somente meses depois”.

Escolha difícil

O processo da escolha do vestido perfeito também rende muitos relatos, felizes ou tristes. Priscila Rodrigues contou um caso que marcou a sua vida profissional. “Uma noiva escolheu o vestido conosco. Nós, como sempre fazemos, organizamos ‘o momento da noiva’, que é quando ela se produz como se fosse no dia do casamento e mostra o vestido para as acompanhantes. Porém, a mãe dessa noiva ficou doente e faleceu. Depois, a moça veio buscar o vestido e disse que estava aliviada porque a mãe a tinha visto vestida de noiva. Era como se a mãe tivesse vivido o casamento da filha.”

Priscila diz que sempre se emociona quando lembra dessa história. “Nós realizamos sonhos”, finaliza.

Adversidades

O mercado de vestidos de noivas envolve alguns desafios. Um deles é o fato de muitas noivas não saberem o que querem, ou não saberem expressar o que desejam. Foi isso o que aconteceu com a Marília Moraes: “Eu queria um modelo princesa, mas quando experimentava o sereia, me apaixonava por ele. Fiquei muito indecisa, experimentei uns dez vestidos alternados e não conseguia me decidir... Até que coloquei o ideal, comecei a chorar e falei é ele! Os olhos se encheram de água e eu tive certeza de que era ele. Nenhum no mundo me deixaria mais bonita. Mas não vou contar o modelo que escolhi, porque meu noivo ainda não pode saber”, contou a noiva à reportagem do Cruzeiro do Sul.

Quem trabalha com festas, vive histórias curiosas e inusitadas. A cerimonialista Aline Pegoretti falou da vez em que precisou cortar um vestido com tesoura durante a festa, pois a noiva queria ficar à vontade e curtir o casamento. Para a profissional, vivenciar esse mundo de noivas pode ser bastante dinâmico e emocionante.

O vestido perfeito

Para quem mora na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e está em busca de vestido de noiva, opções não faltam. Nas ruas da Penha e Monsenhor João Soares, no centro de Sorocaba, se concentram várias lojas que podem atender quem já decidiu por essa mudança na vida. Há produtos para todos os gostos e condições, vestidos para alugar e comprar, com valores de R$ 3 mil a R$ 15 mil. Além de estilos diferentes, desde tradicionais, princesa, sereia, modernos etc.

Então, se você já encontrou a sua alma gêmea e decidiu subir ao altar, escolha o vestido do seu gosto e boa sorte no casamento! (Lavínia Carvalho - programa de estágio)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos