Eleições 2024
Três homens e duas mulheres disputam a Prefeitura de Tietê
159 candidatos à Câmara pleiteiam os votos de 29.063 eleitores
A cidade de Tietê tem cinco candidatos na disputa ao cargo de prefeito. São eles: Ana Madureira (PSD), Basílio (MDB), Júnior Regonha (PL), Pastora Márcia (PMB) e Zé Carlos Melaré (PRTB). Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o município tem 29.063 eleitores. Ao todo, são 159 candidatos a vereador.
Ana Madureira (PSD) tem 69 anos e é tieteense. A candidata é a atual vice-prefeita da cidade. Formada em ciências econômicas, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), em 1978, também é especialista em tecnologias ambientais pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Paulo. Cursou toda a educação básica na Escola Estadual Plínio Rodrigues de Moraes.
Servidora aposentada da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Ana foi secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jumirim e coordenadora da mesma pasta em Tietê. Foi presidente do Rotary Clube de Tietê em três mandatos, quebrando uma sequência de mais de 60 anos de presidências exercidas apenas por homens. Em 2016, foi a primeira mulher eleita vice-prefeita de Tietê, cargo para o qual foi reconduzida nas eleições de 2020. O candidato a vice-prefeito é Pedro Paludeto Pasin (PSD), de 72 anos, também natural de Tietê.
O PSD tem 12 candidatos à Câmara Municipal.
Basílio Saconi Neto (MDB) tem 76 anos e é natural de Tietê. O candidato disputou as últimas eleições à Prefeitura de Tietê, em 2020, ficando em segundo lugar. O candidato a vice-prefeito é Gustavo Souza Campos, de 23 anos, também nascido em Tietê.
O MDB lançou 12 candidatos a vereador. O Cruzeiro do Sul tentou contato pelas redes sociais de Basilio, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Júnior Regonha (PL) tem 46 anos e nasceu em Tietê. O candidato foi eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020. O candidato a vice-prefeito é Dr. Luís Grigolon (PRD), de 64 anos, natural de Tietê. O candidato também é vereador no município.
A coligação “Tietê no Rumo Certo” é formada por dois partidos, PL e PRD, e possui 24 candidatos a vereador.
Pastora Márcia (PMB) tem 50 anos e é natural da cidade de São Paulo. Ela não disputou as eleições anteriores. A candidata a vice-prefeita é a Pastora Sandra (PMB), de 39 anos, natural de Aracaju, em Sergipe. O PMB concorre com cinco candidatos a vereador. A reportagem entrou em contato com a candidata mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Zé Carlos Melaré (PRTB) tem 77 anos e nasceu em Tietê. O candidato foi eleito prefeito da cidade em 2008, mas foi cassado por infidelidade partidária em 2012. O candidato a vice-prefeito é Dau Fabri (Republicanos). Ele nasceu em Tietê e tem 53 anos. Foi candidato a prefeito em 2020. Antes disso, em 2016, foi eleito vereador tieteense.
A coligação “Tietê Vai Voltar a Sorrir” é formada por oito partidos e duas federações: Republicanos, PP, PDT, Podemos, DC, PRTB, PSB, Avante, Federação PSDB Cidadania e Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/PC do B/PV), com 96 candidatos a vereador. O Cruzeiro do Sul tentou contato pelas redes sociais do candidato, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno.
Galeria
Confira a galeria de fotos