Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sem condição

Lojas de carro ocupam espaço dos pedestres nas calçadas

Obrigadas a caminhar pelo asfalto, pessoas ficam sujeitas a atropelamentos

30 de Agosto de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Problema na rua Comendador Oetterer é agravado pelo grande fluxo de veículos e pelo BRT
Problema na rua Comendador Oetterer é agravado pelo grande fluxo de veículos e pelo BRT (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (28/8/2024))

 

Lojas de carros na rua Comendador Oetterer, na Vila Carvalho — zona norte de Sorocaba —, usam as calçadas para expor os modelos que estão à venda. A prática deixa pouco espaço para os pedestres, que, muitas vezes, acabam tendo de caminhar pelo meio-fio ou até pelo asfalto, expondo-os a atropelamentos. Os riscos são maiores ainda porque a via recebe intenso movimento de veículos, além de ter uma das faixas reservada ao sistema BRT. Após receber reclamação de um leitor, a reportagem do Cruzeiro do Sul esteve no local e confirmou a situação.

Um pedestre, que preferiu não se identificar, relatou o problema. Ele diz que utiliza o BRT em dias de semana para ir ao Centro e que já presenciou acidentes no trecho devido à falta de espaço para a população caminhar. Além disso, segundo ele, também há perigo para pessoas com deficiência visual, já que lojistas estacionam carros em cima dos pisos táteis. O entrevistado acrescentou que os cadeirantes são outros afetados pela ocupação das calçadas, porque, muitas vezes, não conseguem passar pelo espaço que sobra.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo sobre a calçada é uma infração grave. Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que vai “intensificar a fiscalização de trânsito no local e orientar os lojistas para que cumpram a legislação”. A pasta destacou que o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que estacionar o veículo sobre o passeio público implica em multa de R$ 195,23, assim como na perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outra providência prevista pela legislação é o guinchamento do veículo.

O Cruzeiro do Sul entrou em contato com as lojas de veículos estabelecidas na rua Comendador Oetterer que utilizam as calçadas para expor seus carros, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos