Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Futsal no Poli: Muito além da bola, esporte une paixão, aprendizado e socialização entre os jovens

O futsal na escola não é apenas uma atividade física, mas também uma ferramenta educativa

30 de Agosto de 2024 às 22:00
Beatriz Falcão [email protected]
Jogos interclasses motivam os alunos à prática do futebol de salão
Jogos interclasses motivam os alunos à prática do futebol de salão (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O futsal é um esporte derivado do futebol que ganhou o coração de muitos brasileiros. Apesar do objetivo ser o mesmo que nos gramados, isto é, fazer gols e vencer o adversário, dentro das quadras existem algumas particularidades. Os alunos do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), tem a oportunidade de não somente conhecer a modalidade, mas também de praticar.

As aulas são ministradas pelo professor de educação física, Arthur Augusto Paes de Moraes, na unidade 1 do Colégio. “O objetivo é auxiliar na formação e no desenvolvimento do aluno, tanto nos aspectos físico quanto cognitivo e social. O ambiente educativo permite que eles desenvolvam uma paixão pelo futsal, ao mesmo tempo em que absorvem conhecimentos e habilidades que poderão ser aplicados em diferentes contextos de suas vidas”, explica o professor, que também atua como treinador das categorias de base do Magnus Futsal.

O futsal é oferecido pelo Colégio de forma gratuita como atividade extracurricular nas duas unidades do Poli. Durante as aulas, são realizados exercícios para a fundamentação técnica, aprendizado tático, além de partidas que trabalham movimentos e a prática coletiva da modalidade. Para Gabriel Cordovil de Morais, de 14 anos, o mais divertido é a oportunidade de jogar com os amigos.

“Eu comecei a treinar no começo de 2023. Sempre gostei muito de futebol, mas o que mais me motivou foram os jogos interclasses, que aconteceriam no final daquele ano; queria estar preparado”, conta o aluno do 9 ano.

Contudo, mesmo após os jogos, Gabriel continuou no esporte. “É muito legal! Neste um ano e nove meses, eu desenvolvi bastante minhas habilidades, tanto que hoje tenho mais agilidade e coordenação motora. No entanto, o mais divertido é jogar com os meus amigos e conhecer novas pessoas”, afirma.

Além dos aspectos citados pelo aluno, o esporte ainda estimula o raciocínio rápido, por meio da necessidade de tomar decisões sob pressão e antecipar movimentos. Já no aspecto emocional, a modalidade desempenha um papel fundamental ao ensinar valores, tais como: trabalho em equipe, respeito às regras, disciplina e a importância da comunicação eficaz com os colegas.

“A interação constante com outros estudantes durante os treinos e jogos cria um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, resiliência e espírito esportivo”, comenta Arthur. “Portanto, o futsal na escola não é apenas uma atividade física, mas também uma poderosa ferramenta educativa que contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, cooperativos e preparados para enfrentar os desafios do dia a dia”.

A atividade extracurricular engloba desde os alunos do 5 ano do Ensino Fundamental até o 3 ano do Ensino Médio, sendo separados por suas respectivas idades.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos