Comemoração
Justiça do Trabalho encerra celebrações de 80 anos
A Justiça do Trabalho comemorou neste mês 80 anos de instalação em Sorocaba, com uma série de eventos. Uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, deu início às atividades comemorativas na terça-feira (20). Proposta pelo deputado Vítor Lippi (PSDB), a sessão reuniu o presidente e a corregedora regional do TRT-15, desembargadores Samuel Lima e Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, o desembargador João Batista Martins César, os juízes Sérgio Polastro Ribeiro (presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região - Amatra XV), Paulo Eduardo Belloti (titular da 1ª VT de Sorocaba) e Ronaldo Oliveira Siandela (titular da VT de Piedade), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba, Márcio Leme, e o vice-presidente da OAB de Votorantim, Eduardo Munhoz, entre outras autoridades.
Hoje (30), último dia da programação, haverá palestra do ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Almir Pazzianotto, com o tema “A construção da Sorocabana e a criação da Justiça do Trabalho”. Será às 10h na sede regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, Alto da Boa Vista. A apresentação será feita pelo vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargador José Otávio de Souza Ferreira.
Atualmente, o Fórum Trabalhista local atende Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Votorantim, abrangendo uma população jurisdicionada de 884 mil pessoas, segundo o Censo 2022 do IBGE. Em 2023, as quatro varas receberam 9.373 processos, 13% a mais do que no ano anterior, quando foram ajuizados 8.317. (Da Redação)