Educação
Alunos do SESI Sorocaba estão no Programa Passaporte para o Futuro
O projeto oferece bolsas integrais para que estudantes que terminaram o Ensino Médio
O Sesi-SP apresentou os 35 alunos do 3.o ano do Ensino Médio da rede em todo estado, que foram habilitados entre mais de mil inscritos para participar do curso preparatório gratuito, para os processos de admissão nas maiores faculdades do mundo, nas áreas de Engenharia, Tecnologia e Inovação e Ciências Aplicadas.
O CE 123 – SESI Sorocaba, assim como na 1ª turma do Passaporte para o Futuro, teve dois alunos selecionados para 2025. Giulia Schiavetto e Vítor Rocha, de 17 anos, se emocionaram com a notícia enquanto recebiam o apoio e os parabéns dos colegas da escola, do corpo docente e dos demais funcionários da instituição.
Para Vítor, ser um dos alunos habilitados para o curso preparatório já é um grande passo na jornada de realização dos seus maiores sonhos: "Agora tem outras partes, mas só de ter tido a oportunidade de participar e ser chamado para a próxima fase foi uma gratificação enorme", comenta.
Giulia, por sua vez, ressalta o incentivo que recebeu, tanto da escola quanto dos pais, desde que soube desse programa do SESI-SP. A aluna não esconde o sorriso ao dizer que está muito animada para as próximas etapas.
O sucesso do programa é fruto do estímulo à experiência acadêmica de excelência, e trará não apenas desenvolvimento pessoal aos alunos, mas também profissionais dedicados a aplicar o que aprenderam na indústria nacional.
Estudantes sorocabanos no programa
Dois estudantes de Sorocaba, que participam do programa, já estão no Exterior. Um deles é Murilo Sorbo Teixeira, 18 anos, sonhava em estudar no exterior, mas achava quer seria mais um sonho impossível, por questões financeiras. Ele conta que agora, este desejo tornou-se realidade, ao ser admitido em 8 universidades. Dentre elas, foi aceito na University of Wisconsin Madison, nos EUA, para o curso de Engenharia da Computação.
“O Programa Passaporte para o Futuro representa uma transformação completa na minha vida, abrindo portas que eu nunca imaginei possíveis e me dando a chance de realizar um sonho”, disse o estudante que se formou no Ensino Médio do SESI Sorocaba, onde estudou desde a pré-escola. “O SESI sempre me deu liberdade e suporte para desenvolver meus projetos, me oferecendo oportunidades e recursos essenciais para meu crescimento acadêmico e pessoal. Sempre tive o objetivo de desenvolver tecnologias que possam impactar significantemente a vida das pessoas, portanto, encaro essa oportunidade como um recurso para transformar a vida de pessoas, assim como a minha foi transformada com esse programa do SESI”.
Matriculada no curso Engenharia Ambiental da Arizona State University, Sthefany Fernandes Domingues, 18 anos, que também já está participando do programa, explica que nunca pensou em estudar fora do país, então considera o programa Passaporte para o Futuro uma transformação significativa em sua vida: “Encaro o futuro com muito entusiasmo, os conhecimentos e as experiências que obterei no exterior, especialmente em tecnologias de ponta. Pretendo trazer essas novidades para o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico, tecnológico e sustentável das nossas indústrias. Acredito que, com essas inovações, poderei ajudar a impulsionar o progresso e a competitividade do nosso país no cenário global.”