Direito trabalhista
Eventos comemoram os 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba
Programação vai até sexta-feira com atividades em Sorocaba e Votorantim
Em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba, a cidade recebe, desde terça-feira (20), uma série de eventos sobre o tema, tanto no município quanto na região. Em um deles, realizado ontem (26), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Sorocaba, as questões do trabalho da Pessoa com Deficiência foi evidenciada. O encontro contou, ainda, com a presença do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio M. Brandão. As celebrações seguem até sexta-feira (30).
“É um dos temas mais importantes porque faz parte do universo do trabalho decente, que está incluído na ONU. Também é para mostrar que a sociedade é formada por pessoas diferentes e a deficiência não pode ser mais vista como um defeito e anomalia, mas sim um traço que marca a pessoa. Então, falar desse tema é falar de inclusão, modo de vida, dignidade, acesso e que devem ser tratadas com total igualdade por todos”, explicou o ministro.
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15) de Campinas, Ana Paula P. Lockmann, responsável por todo Estado de São Paulo, que atuou na apresentação da palestra do Ministro, aproveitou também para falar ao Cruzeiro do Sul sobre os recentes casos de homens e mulheres resgatadas em situação de trabalho análogo à escravidão.
“É um fato muito triste, ainda mais no Estado, encontrar esse tipo de trabalho análogo à escravidão. Uma das medidas necessárias de combate é a população denunciar, a parceria com o Ministério Público do Trabalho tem sido muito importante para a investigação. Com isso, essas pessoas sejam punidas devidamente e que as pessoas se conscientizem de que no mundo de hoje não há mais um trabalho como esse”, analisou.
“É um evento que visa contemplar todos os atores de Sorocaba: juízes, promotores, procuradores do trabalho, advogadas, empregados e empregadores, para que todos possam participar tanto para aprenderem como refletirem sobre os mais variados temas em essa data tão importante para a Justiça do Trabalho em Sorocaba”, disse Paulo Eduardo Belloti, Juiz do Trabalho da 1ª Vara de Sorocaba.
Durante o evento na noite de ontem (26), autoridades de diversos setores do município e da área do direito estiveram presentes.
Programação
Com o tema “Celebrando o passado, vivenciando o presente, construindo o futuro”, as celebrações dos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba abordarão os mais variados temas até o final da semana.
Hoje, a partir das 8h30, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região sediará a palestra com “Temas Contemporâneos do Direito Coletivo”.
Na quarta-feira (28), a OAB Votorantim traz o seminário “Provas Digitais”, a partir das 19h.
No dia seguinte, dia 29, das 15h às 19h, haverá inauguração da exposição em nome do evento, sessão solene da Câmara de Sorocaba, e evento acadêmico na faculdade Unip.
O encerramento será no Ciesp Sorocaba, que contará com a palestra sobre “A construção da Sorocabana e a criação da Justiça do Trabalho”.
Não é necessário inscrição prévia. Outras informações pelo telefone (19) 3236-2100.
Galeria
Confira a galeria de fotos