Buscar no Cruzeiro

Buscar

Competição

Estudantes da Facens são bicampeões nacionais da Fórmula SAE Brasil

O carro elétrico, construído do zero, foi o melhor entre 21 equipes de todo o país

27 de Agosto de 2024 às 13:47
Da Redação [email protected]
A título ficou com a equipe B'Energy Racing pelo segundo ano consecutivo
A título ficou com a equipe B'Energy Racing pelo segundo ano consecutivo (Crédito: Divulgação)

A equipe B’Energy Racing, do Centro Universitário Facens, em Sorocaba, foi bicampeã brasileira da 20.a Edição da Fórmula SAE Brasil, na categoria carro elétrico, disputada no início de agosto. Formada por 18 alunos dos cursos de engenharia e tecnologia, foi a melhor entre as 21 equipes de universidades de todo o Brasil. A competição contou com mais de mil alunos de 58 instituições de ensino superior.

A Anna Flávia, aluna e integrante da equipe, contou que foram 4 dias de competição: os dois primeiros de inspeção para ver se o carro se enquadrava nas regras da competição para depois começarem as provas de design e manufatura, onde foi preciso justificar os gastos e como funciona o projeto. Os dois últimos dias foram de provas para ver qual carro tem o melhor desempenho na aceleração, skid pad e autocross. A última e decisiva prova foi de enduro, onde o carro que completar o circuito mais rápido vence. No somatório geral das provas, a equipe da Facens sangrou-se campeã.

Uma das integrantes mais nova da equipe, Lydia, comemora: "Ser campeão é um reconhecimento por todo o esforço da equipe e a realização de um sonho". Com o título, o time vai ter novamente a oportunidade de disputar o campeonato mundial em Michigan, nos Estados Unidos. No ano passado, devido aos custos, a equipe não pode competir.

Kariston Oliveira, coordenador do Laboratório de Inovação e Competições Estudantis (LINCE), explica que “damos suporte para 8 equipes de competição, onde a equipe B’Energy Racing faz parte, temos estrutura empresarial e autossustentável para todos os processos de cada projeto”. Segundo o coordenador, além de poder competir, os alunos que integram as equipes no laboratório estão ambientados e passam por experiências que as empresas buscam no mercado de trabalho. (Murilo Aguiar - programa de estágio)

Galeria

Confira a galeria de fotos