Acidente
Motorista bate em carro parado, capota e foge
Imagens de câmera de segurança podem ajudar na investigação
Um carro capotou ontem (23), por volta das 6h, na rua João Mustafá — travessa da avenida Independência —, no bairro do Éden, em Sorocaba. O motorista fugiu do local.
Segundo moradores e pessoas que trabalham nas imediações, o carro desviou de outros dois, mas acabou betando em um terceiro, que estava parado. Em seguida, capotou e parou no meio da rua. A frente do veículo ficou bastante destruída. A Polícia Militar atendeu a ocorrência e confirmou que o veículo é alugado de uma empresa instalada em Sorocaba. Imagens de câmeras de segurança serão analisadas para descobrir o que aconteceu e identificar o motorista.
O técnico de eletrônica Gerson Foltran, de 53 anos, que mora em frente ao local do capotamento, contou que imprudências de motoristas são comuns na via, incluindo o tráfego na contramão. “O Éden está abandonado no que se refere a segurança pública e fiscalização de trânsito. A gente só ouve promessas, mas ações a gente nunca vê”, destacou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que a imprudência, a negligência e a imperícia são os três fatores que implicam em infrações de trânsito e risco à vida. A pasta declarou que na área urbana, atua em três vertentes para coibir os problemas: engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito.
“A recomendação é que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana”.
Ainda conforme a Semob, o monitoramento permanente do sistema viário urbano é realizado, seja via rede de câmeras ou por ação de agentes de trânsito. A pasta destaca que os agentes fazem operações contínuas de monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego de veículos em todas as regiões da cidade, inclusive no ponto citado, com maior ênfase nos locais de grande fluxo.
Quanto ao local específico apontado pela reportagem, a secretaria reforça que ele está devidamente sinalizado. Mesmo assim, a Semob vai avaliar a necessidade de reforçar placas ou faixas, bem como ampliar a fiscalização para coibir infrações, procedimento que cabe ao setor de trânsito, bem como à Polícia Militar. O setor informou que não teve registro de atendimento dessa ocorrência específica de capotamento.