Eleições 2024
Campanha eleitoral muda as ruas de Sorocaba
Propaganda dos candidatos precisa obedecer regras estabelecidas pelo TRE
Desde o início oficial da campanha eleitoral em 16 de agosto, as ruas e avenidas de Sorocaba têm passado por uma transformação visual. Em pontos estratégicos da cidade já é possível avistar banners, bandeiras e outdoors com fotos dos candidatos, enquanto veículos circulam com adesivos de campanha, tudo para chamar a atenção dos eleitores.
Embora a propaganda seja muito importante para os políticos, a população fica dividida sobre o impacto visual e financeiro dessas campanhas. “Eu acho ruim essas propagandas espalhadas em todos os lugares. Sinceramente, acho que poluem muito a cidade, afetando o visual e gerando um custo elevado. Esse valor deveria ser investido em melhorias mais benéficas para a cidade. Não acredito que isso ajude o eleitor, é desnecessário”, comentou o comerciante César Cirino Silva, refletindo a insatisfação de parte dos cidadãos com o período eleitoral.
O pedreiro Matias Ávila de Assis acredita que a propaganda eleitoral ajuda os eleitores. “Eu acho bom, ajuda a decidir o voto. Eu gosto de ver a cidade com as bandeiras. Não acho que fica feio”, declarou.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou uma cartilha com as regras que devem ser seguidas durante o período de campanha eleitoral. O documento esclarece as condutas permitidas e proibidas, destacando que a propaganda eleitoral pode ocorrer na internet, nas ruas, na imprensa escrita, em residências, em veículos e outros bens particulares. As orientações têm como objetivo garantir o cumprimento da legislação eleitoral e assegurar uma disputa justa entre os candidatos.
Nas redes sociais, a criatividade tem sido a chave para destacar os pontos positivos dos candidatos, em uma disputa acirrada pelo maior número de votos e curtidas. Além disso, a expectativa agora é para o início, no dia 30 deste mês, do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e de televisão, que vai até o dia 3 de outubro. (Da Redação)