Memória
Sorocabanos relembram participações no programa do Silvio
O ícone da televisão brasileira Silvio Santos morreu na manhã de sábado (17), aos 93 anos, desencadeando uma série de homenagens nas redes sociais. Ao longo dos anos, Silvio Santos comandou programas como “Porta da Esperança”, “Passa ou Repassa”, “Topa Tudo Por Dinheiro”, “Qual É A Música?”, “Show do Milhão” e “Casa dos Artistas. Moradores de Sorocaba relembraram momentos com o ícone que deixa saudade, carisma e ensinamentos.
A cantora sorocabana Gabriela Flores e a filha Duda guardam com carinho a participação no programa de Silvio Santos. Mãe e filha cantaram juntas e chegaram à semifinal na competição “Mãe e filha”. Gabriela lembra do carisma e cuidado do apresentador. “Sempre animado e divertido. No segundo programa em que participamos, ele sabia da repercussão da nossa participação, e da matéria no jornal Cruzeiro sobre nossa participação. Silvio fazia tudo com maestria. Foi uma experiência que nunca esqueceremos. Não ganhamos a competição. O prêmio foi muito maior: cantar com minha filha no programa Silvio Santos e estar pertinho dele; isso ficará marcado na nossa memória e nos nossos corações”, conta Gabriela Flores.
Oscar Lopes Lazzarini é eternamente agradecido pela breve participação que teve no programa “Show do Milhão” com Silvio Santos em 2000. “Ganhei 20 mil, construí minha casa e comecei a vida sem pagar aluguel. Sou eternamente grato ao maior comunicador que o Brasil conheceu. Uma lembrança bacana sobre o ícone já nos estúdios do SBT, os participantes foram encaminhados a uma sala. Lá, existiam 25 cadeiras, e foi pedido que todos se sentassem. Nesse momento, Sílvio Santos se levantou, veio ao meu encontro, perguntou meu nome, olhou em meus olhos e disse que queria que eu ganhasse um milhão e que a audiência do programa dependia do meu sucesso. Ganhei 20 mil e sabedoria, e seu carisma ficará guardado na minha lembrança”, conta.
O jornalista Beto Soares teve um encontro especial com o rei da televisão brasileira. “Em 2009, era repórter da TV Sorocaba SBT, apresentava o Noticidade Edição de Sábado, que mostrava bastidores da televisão. A emissora recebeu o convite de cobrir os bastidores da novela ‘Véu de Noiva’. Fui escalado e fui para o Complexo do Anhanguera, onde são gravadas as novelas. Eu e o cinegrafista Fabrício Vieira fomos até a sede em Osasco. Mostramos todos os bastidores das gravações na área externa e, depois, nos convidaram para participar das gravações internas. Eram 12 equipes de reportagem de afiliadas do Brasil do Grupo Silvio Santos que foram convidadas a cobrir esse dia. Uma cena era gravada e, nesse momento, Silvio Santos aparece do nada com a assessora Maisa. Eu falei para o Fabrício. É o Silvio? De camisa social amarela, magro, alto e com sorriso estampado no rosto. Ele olhou fixamente para mim e estendeu a mão direita, perguntou meu nome e de qual cidade. Respondi: ‘Prazer, Silvio, sou o Carlos Alberto Soares da TV Sorocaba SBT’. Ele disse: ‘Sorocaba? Do meu saudoso amigo Salomão Pavlovsky? Foi um momento mágico estar com ele e entrevistar e olhar fixamente para o maior comunicador do Brasil é, sem dúvida, gratificante”.
Mariela Casavechia, hoje com 19 anos, guarda na memória sua experiência incrível ao lado de Silvio Santos, com apenas 12 anos, quando participou do programa do Silvio. “Eu já tinha participado uma vez no programa do Raul Gil, com cinco anos, mas a minha maior vontade era voltar no SBT e me aprofundar no mundo da TV, que sempre gostei. Quando cheguei, todos me trataram muito bem e eu fiquei ensaiando no camarim com a ajuda do meu pai. Na hora, meu nervosismo desapareceu e a alegria de estar lá tomou conta. Silvio foi muito atencioso e eu estava encantada por estar diante do mestre Silvio Santos. Eu apareci duas vezes no mesmo quadro e ganhei um prêmio maravilhoso, que eu mal podia acreditar. Sem dúvida, foi uma experiência incrível que vou levar para o resto da minha vida com gratidão. O Silvio foi um apresentador espetacular e uma pessoa incrível. Que ele descanse em paz e esteja em um lugar melhor”, finaliza Mariela Casavechia. (Gabrielle Camargo Pustiglione)