Em Sorocaba
CVV Sorocaba comemora 41 anos com evento gratuito
O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba comemora 41 anos neste mês de agosto. A entidade nacional foi fundada em 1962 e está atuando na cidade desde 1983. Formado exclusivamente por voluntários, o CVV oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente, sendo uma entidade financeira e ideologicamente independente, sem viés religioso, político-partidário ou empresarial. Em Sorocaba, a unidade fica localizada na rua Dr. Nogueira Martins, no Centro.
Para comemorar as décadas de história, o CVV realizará um evento gratuito neste sábado (24), às 10h, em sua sede. O encontro tem como objetivo compartilhar as ferramentas de autoconhecimento para promover uma convivência mais saudável.
De acordo com Alcebíades Alvarenga, um dos fundadores do CVV Sorocaba, atualmente, o CVV conta com 88 voluntários, e até julho de 2024, a entidade atendeu 55.128 pessoas, com uma média diária de atendimentos de 259 pessoas. Já o total de atendimentos em 2023 foi de 101.171. No seu ano de inauguração, o CVV realizou 671 atendimentos, na unidade de Sorocaba.
Para quem tem interesse, o atendimento é realizado pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação), chat, e-mail e pessoalmente em alguns endereços. Nesses canais, são feitos mais de 3 milhões de atendimentos anuais por aproximadamente 3.500 voluntários, presentes em 20 Estados, além do Distrito Federal.
Fundação
Alcebíades Alvarenga contou um pouco sobre a fundação: “Com espírito filantrópico, o fundador José Mário Conceição, que era juiz do trabalho aposentado, segundo suas palavras, era movido, não sabe exatamente por qual razão, pelo desejo de ajudar ao próximo. Após a leitura de uma entrevista em um jornal de São Paulo, que falava sobre o CVV Samaritano, ele decidiu entrar em contato com a instituição e recebeu dela todas as informações, inclusive a manifestação do desejo de instalar um posto em Sorocaba. Entendendo que se tratava de instituição séria, vindo ao encontro de seus anseios, tomou a iniciativa de instalar um posto em Sorocaba.” (Da Redação)