Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Calorão continua e Defesa Civil alerta para incêndios florestais

O dia mais crítico, depois de ontem (19), em relação aos riscos de incêndios em São Paulo será na quinta-feira (22)

19 de Agosto de 2024 às 22:34
Thaís Marcolino [email protected]
Região de Sorocaba está incluída na área de alerta de risco roxo para incêndios florestais, o que representa emergência máxima
Região de Sorocaba está incluída na área de alerta de risco roxo para incêndios florestais, o que representa emergência máxima (Crédito: DIVULGAÇÃO / DEFESA CIVIL)

Após dias com recordes de frio, as temperaturas voltaram a atingir máximas acima de 30ºC em todo o Estado. Com isso, a Defesa Civil, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), colocou o território paulista sob alerta para risco elevado de incêndios florestais até sábado (24).

O dia mais crítico, depois de ontem (19), em relação aos riscos de incêndios em São Paulo será na quinta-feira (22). Conforme o órgão estadual, com exceção de uma parte da faixa leste do Estado que recebe alerta vermelho, o restante estará sob emergência máxima, identificada pela cor roxa.

Mas antes mesmo da divulgação dos novos mapas pela Defesa Civil, o final de semana teve registro de sete ocorrências de incêndio florestal no Estado, conforme levantamento do órgão. As queimadas consumiram ao menos 100 hectares de vegetação natural em Bebedouro, Amparo, Iacanga, Itápolis, Caçapava, Nova Granada e Catanduva.

Em Sorocaba não foi diferente. No domingo (18), uma área de mata na rodovia Raposo Tavares — altura do quilômetro 92 — chamou a atenção. As chamas foram combatidas pelo Corpo de Bombeiros e não houve feridos. Não se sabe o que teria originado o fogo.

Com tantas ocorrências, a Defesa Civil Estadual transmite aos números cadastrados no SMS 40199 a mensagem “Risco elevado para incêndios florestais. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental!”

Precauções

Diante do perigo, alguns cuidados são necessários para se evitar incêndios em áreas de mata, conforme orienta a Defesa Civil: evite acender fogueiras, especialmente próximo a matas e florestas; não utilize o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo; descarte de maneira adequada os resíduos; a queima deve ser feita de modo controlado e somente quando permitido e com autorização da Cetesb.

Já em propriedades rurais, o ideal é construir e manter aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo a estradas e áreas florestais.

Calor e tempo seco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de onda de calor para boa parte da região sudeste. De acordo com o órgão, as temperaturas estão pelo menos 5ºC acima da média para a estação.

O instituto meteorológico também divulgou alerta para tempo seco. A umidade relativa do ar na região deve ficar entre 20% e 30% até quinta-feira (22). Para sexta-feira (23) há a expectativa de uma nova frente fria, facilitando a melhora na qualidade do ar.

Os índices são baixos e trazem riscos para a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de, pelo menos 50%. Por isso, é importante intensificar a hidratação.

Previsão

Hoje (20), em Sorocaba, conforme prognóstico, a máxima chega aos 32ºC. O índice se repete amanhã (21). Na quinta-feira (22), a mínima será de 16ºC e a máxima pode chegar a 33ºC. As altas temperaturas devem continuar durante toda a semana. Na sexta-feira (23) a máxima pode ser superior à do dia anterior. (Colaborou Livian Regaçoni - programa de estágio)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos