Buscar no Cruzeiro

Buscar

Discussão importante

Seminário propõe ampliar ações para evitar acidentes

Evento gratuito reúne empresários e profissionais da construção civil

17 de Agosto de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
A proposta inclui a conscientização do setor sobre as exigências em vigor
A proposta inclui a conscientização do setor sobre as exigências em vigor (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (21/3/2022))

Na próxima terça-feira (20), o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil), em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), a Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/SP) no Estado de São Paulo, e o Seconci-SP (Serviço Social da Construção), realizará o seminário técnico Estratégias para a Prevenção de Acidentes Graves e Fatais em Sorocaba.

O evento, que tem como objetivo conscientizar o setor da construção civil sobre as exigências legais em vigor na área de Segurança do Trabalho e propor medidas para reduzir os acidentes na região, acontecerá das 13h30 às 17h30 no Teatro do Sesi Sorocaba, localizado na rua Gustavo Teixeira, 369.

Com entrada gratuita, o seminário é destinado a diretores e gestores de obras, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros, técnicos de enfermagem, mestres e encarregados de obras, entre outros profissionais do setor. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do Seconci-SP.

O evento contará com palestras sobre As Principais Mudanças e Reflexos da NR-12, Prevenção de Acidentes em Trabalhos em Altura e Prevenção de Acidentes com Máquinas e Equipamentos.

Na abertura, estarão presentes autoridades e representantes de entidades de classe, como Maristela Honda, presidente do Seconci-SP; Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP; e Erly de Syllos, diretor titular do Ciesp Sorocaba.

Segundo Haruo Ishikawa, o seminário é uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção no ambiente de trabalho, destacando que empresas que investem em saúde e segurança do trabalho conseguem aumentar a produtividade e reduzir custos.

Erly de Syllos, ressalta a importância da união de diversas entidades na busca pela redução dos riscos de acidentes, afirmando que este evento é um marco na continuidade dos esforços iniciados em abril deste ano.

O seminário, que conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-SP), Sesi e Senai, também será transmitido ao vivo nos canais do Seconci-SP e SindusCon-SP no YouTube.(Da Redação)

 

PROGRAMAÇÃO

 

13h - 14h Credenciamento

14h - 14h30 Abertura

14h30 - 15h15 Palestra: As principais mudanças e reflexos da NR-12

Palestrante: Rodrigo Vaz, auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Projeto de Análise de Acidentes da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/SP) no Estado de São Paulo.

15h15 - 16h Palestra: Prevenção de acidentes em trabalhos em altura Palestrante: Gianfranco Pampalon, auditor Fiscal do Trabalho aposentado, consultor de Saúde e Segurança do Trabalho e consultor técnico de Saúde e Segurança do Trabalho do Seconci-SP.

16h - 16h15 Intervalo

16h15 - 16h35 Espaço Sesi/Senai Sorocaba - Júlio Martins, diretor do Sesi Sorocaba, e Celso Taborda Kopp, diretor do Senai Sorocaba.

16h35 - 17h20 - Palestra: Prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos

Palestrante: Antônio Pereira, auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Projeto da Construção da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/SP) no Estado de São Paulo.

17h20 - 17h50 Perguntas e respostas Moderador: José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP.

17h50 Encerramento