Buscar no Cruzeiro

Buscar

De olho no futuro

Região tem 6 projetos em feira tecnológica

17 de Agosto de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Modernização de pluviômetros e pesticida elétrico para prevenir dengue são alguns dos trabalhos propostos
Modernização de pluviômetros e pesticida elétrico para prevenir dengue são alguns dos trabalhos propostos (Crédito: DIVULGAÇÃO / FETEPS)

Seis projetos desenvolvidos por estudantes da Região Administrativa de Sorocaba serão apresentados na 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que será realizada entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital. Interessados em visitar a mostra podem realizar o credenciamento antecipado gratuitamente pelo site do evento.

Com a proposta de apresentar ideias inovadoras para solucionar problemas que afetam a sociedade das mais diversas maneiras, o evento deste ano terá, no total, 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das escolas técnicas estaduais (Etecs), faculdades de tecnologia do Estado (Fatecs) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do Centro Paula Souza (CPS). A mostra ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de educação profissional e tecnológica (EPT) nacionais e internacionais.

Desenvolvidos em grupos formados por até três alunos, os projetos foram norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os seis finalistas da região de Sorocaba são de Itapetininga, Tatuí, Avaré e Botucatu:

- Etec Darcy Pereira de Moraes, de Itapetininga - Questione: site de criação de questionários com uso de gamificação;

- Fatec de Tatuí - Pluviosync: retrofit em pluviômetros semiautomáticos;

- Etec Prof. Fausto Mazzola, de Avaré - ErradiPeste: criação de pesticida elétrico para prevenção contra a epidemia da dengue; Pulseira de alerta inteligente: prevenção de quedas e segurança; Resgate epidêmico: um jogo envolvente para crianças aprenderem sobre saúde e prevenção de doenças;

- Etec Dr. Domingos Minicucci Filho, de Botucatu - Monitoramento da saúde do paciente utilizando a tecnologia IoT. (Da Redação com informações do CPS)