Educação
Mais inglês: Poli oferece aulas adicionais em horário alternativo, sem custo
A iniciativa é fundamental para incentivar o aprendizado de crianças e adolescentes
Aprender um novo idioma é, muitas vezes, o caminho ideal para conquistar a oportunidade dos sonhos. Por isso, a iniciativa adotada pelo Colégio Politécnico de Sorocaba (Poli) é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. O colégio oferece a todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas suas duas unidades — Centro e Alto da Boa Vista —, aulas extras de inglês sem custo adicional no contraturno escolar — fora do horario normal das aulas no Poli.
Para a diretora do Poli, Luciane Durigan, o programa visa proporcionar um aprimoramento no aprendizado do idioma, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.
“As aulas de inglês são ministradas por professores qualificados e ocorrem fora do horário regular de aulas. Acreditamos que essa oportunidade é de grande benefício para os alunos, ampliando suas habilidades linguísticas e oferecendo uma vantagem competitiva para o futuro”, salienta a diretora.
As aulas oferecidas para os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I, segundo a diretora, têm como objetivo introduzir os alunos no idioma de maneira lúdica e interativa, promovendo, desde cedo, o interesse e a familiaridade com uma língua estrangeira. Para os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio as aulas são adaptadas de acordo com o nível de conhecimento de cada um, utilizando métodos interativos e recursos tecnológicos para tornar o aprendizado dinâmico e eficaz.
“As aulas de inglês no contraturno são essenciais para praticar a oralidade dos alunos, uma vez que no período regular não há tempo para aulas práticas, por conta do calendário e conteúdo de provas e exames. As aulas têm como um dos principais objetivos, melhorar a fluência dos alunos e consolidar o vocabulário e as estruturas gramaticais já vistas em sala de aula no ensino regular, tornando a comunicação mais natural. O curso é focado em conversação e as aulas são mais práticas e lúdicas”, conta a professora Adriana Lopes.
Os irmãos Valentina, Lavínia e Matheus Araújo Cardoso Murça, alunos do Poli no ensino Fundamental I, participam das atividades de inglês e relatam que estão melhorando o desempenho na língua inglesa a cada aula e aprovam o método utilizado pelo professor Gabriel, aprendendo inglês de forma lúdica.
A pequena Alice T. Brusaferro já pensa no futuro que as aulas de inglês podem lhe proporcionar. Entre seus projetos e sonhos, passear no Canadá é um dos primeiros da lista. “Ela adora aprender as palavras em inglês, já se interessa por música em inglês e tenta cantar. Aprendeu números, alfabeto, objetos e animais. No dia a dia associa o que aprendeu com os elementos que observa na natureza, em casa, nas brincadeiras. Ela sempre fala a palavra em português e traduz para o inglês”, relata a mamãe da aluna, Camila T. Brusaferro.
Aluna do 6º ano, Rafaela Oliveira conta que está adorando a experiência vivida nas aulas de inglês. “Rafaela está achando maravilhosa a experiência, tendo em vista a integração com outros membros de outras salas, além do desenvolvimento, na questão da língua inglesa, gramática, e também na organização das informações do qual ajuda na formação como aluna e cidadã”, conta a mãe, Joelma Meire.
Galeria
Confira a galeria de fotos