Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba 370 anos

Aniversário de Sorocaba leva milhares ao Paço

Alto da Boa Vista sediou atos cívicos, concerto musical e atrações infantis em evento que durou 12 horas

15 de Agosto de 2024 às 22:30
Thaís Marcolino [email protected]
Prefeitura estima que cerca de 100 mil pessoas tenham passado pela festa de aniversário
Prefeitura estima que cerca de 100 mil pessoas tenham passado pela festa de aniversário (Crédito: THAÍS MARCOLINO)

O Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, reuniu ontem (15) milhares de pessoas durante a comemoração dos 370 anos de Sorocaba. Segundo estimativa da prefeitura, o evento reuniu perto de 100 mil participantes. Pela manhã, atos cívicos como o desfile e hasteamento da bandeira e, à tarde e noite, o espaço foi transformado em uma festa com atividades recreativas, show de músicas e nos céus e muitas opções de comida.

Logo pela manhã, ainda com um vento gelado, mas com o sol querendo aparecer com força, o público acompanhou o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Sorocaba. Em seguida, deu-se início o desfile cívico na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, que contou com a participação da Banda da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Associação dos Reservistas do Tiro de Guerra, escolas com as fanfarras, grupos de escoteiros e instituições da cidade.

Uma das que não se importou em acordar cedo no feriado para acompanhar as festividades foi a enfermeira Lígia Vieira. A moradora da Vila Barcelona levou a filha Bianca e a sobrinha Fernanda, ambas de 15 anos para acompanhar o evento. “Elas participaram do desfile de aniversário da cidade quando ainda eram crianças e, neste ano, decidimos vir juntas para conferir. É muito gostoso. Estão todos de parabéns”, elogiou.

Opção para todos os gostos

Após o encerramentos dos atos cívicos, a população pôde desfrutar de várias atrações no Paço até às 20h. Uma parada obrigatória foi o festival gastronômico, que contou com opões variadas de hambúrgueres, doces e bebidas.

Os noivos Aline Daiane Vasque e Maicon Douglas Garcia foram no clássico lanche. “Antes do hambúrguer comemos um sorvete ‘enroladinho’ que foi um grata surpresa”, disse a cabeleireira de 30 anos. Já o comprador, que é de Votorantim, resolveu participar da festa, principalmente por causa das atrações. “Gostamos por ser um evento diverso e também pela música clássica que adoramos. Soubemos que teria a orquestra e cá estamos”

Por volta das 18h45 era grande a concentração próximo ao palco principal, onde tocara a Orquestra Filarmônica de Jazz (OFJ). Uma de suas primeiras apresentações já levantou o público. O grupo musical tocou de maneira mais clássica e irreverente o hit “Voando pro Pará”, da cantora paraense Joelma.

Mas as atrações não agradaram apenas o público adulto. Muitas crianças aproveitam o dia sem a rotina escolar para brincar muito. A Lívia Martinez Castilho, de quatro anos, teve a companhia do pai Marcel Castilho para se divertir. “Andamos de bicicleta, caminhamos, assistimos ao show sertanejo mais cedo, brincamos, tiramos foto. Nossa, fizemos muita coisa e olha que chegamos às 16h só”, comentou o engenheiro civil de 40 anos.

A pequena Lívia saiu da festa com seu delicioso algodão doce rosa e com uma raposa pintada no rosto. “Eu gostei de tudo”, disse a garota. Seu pai, por fim, acredita que a festa estava boa e muito familiar, mas “faltou brinquedos infláveis”.

Diferente de anos anteriores, a celebração do aniversário contou com mais atrações recreativas e lúdicas, promovidas por várias secretarias municipais. Entre elas: badminton, xadrez, basquete, futebol, pintura facial. A atração infantil Mundo Encantado de Caramello, com diferentes personagens da Disney também foi uma opção para os pequenos.

Com o entardecer se aproximando, o balonismo de exibição chamou muita gente para a área do estacionamento. Lá estava a família Crespo, composta pela mãe Lidiane, pai Daniel e filha Lívia. Para a esteticista, a celebração também era para ela. Fazendo 40 anos ontem (15), a profissional, que veio do Rio de Janeiro há quatro anos, achou a festa ótima para reforçar laços. “Tive um aniversário muito feliz com a minha família e ficando juntinho deles o dia todo. Uma memória muito boa”, contou.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos