Saúde pública
Vacinação contra dengue será retomada na segunda
Devido ao feriado em comemoração ao aniversário de Sorocaba, hoje (15), a vacinação contra a dengue na cidade será suspensa e retorna na próxima semana. Além das doses já ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem tomar a segunda dose do imunizante.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SES), restam 37 doses disponíveis. Mas, diferente do início da semana, em que havia imunizantes em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), agora os pais e responsáveis encontram a vacina, apenas, nas unidades do Jardim Rodrigo, Ulisses Guimarães e Aparecidinha.
A quantidade faz parte das 302 doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) em primeira remessa, na semana passada. Há a expectativa de que mais de 13 mil doses cheguem nos próximos dias na região pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e serem distribuídas a 19 municípios. Até lá, assim que terminado lote, é possível que a campanha seja paralisada em Sorocaba.
Questionado sobre a demora em distribuir os imunizantes, tanto para primeira quando segunda dose, o Ministério da Saúde respondeu ao Cruzeiro do Sul, que “adquiriu todo o estoque disponível de vacinas da dengue do fabricante: 5,2 milhões de doses a serem entregues entre fevereiro e novembro de 2024”. Também informou que “foram recebidas 1,3 milhão de doses fornecidas pelo laboratório sem custo ao governo federal e, para 2025, as 9 milhões de doses que estavam disponíveis também foram compradas”. O ministério complementa, que “novas aquisições poderão ser feitas se houver nova disponibilidade de doses”.
Boletim
Conforme a SES, com o feriado, o boletim epidemiológico divulgado às quintas-feiras será publicado na segunda-feira (19). Com isso, até o momento, Sorocaba tem 47.095 casos confirmados, sendo 46.723 autóctones — quando a doença é adquirida no munícipio —, 357 importados e 15 indeterminados. Há sete óbitos em investigação e 41 confirmados. (Thaís Marcolino)