Raio-X da educação
Ideb aponta que qualidade do ensino está abaixo da meta
Indicador mede nível educacional no País e por municípios; Sorocaba teve queda
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) divulgaram ontem (14) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador é essencial para medir a qualidade educacional do Brasil para as escolas públicas. Os dados no País ficaram abaixo das metas e, em Sorocaba, o resultado também apresentou queda.
A meta, baseada em dados de 2021, era de pontuação de 6,8 para escolas estaduais, 6,9 para municipais e 6,8 para pública (que abrange as duas). Entretanto, tanto em 2021 (em pandemia) e 2023, os índices ficaram menores.
Em levantamento da pasta, em dois anos, os números de Sorocaba tiveram leve melhora apenas para as unidades de ensino estaduais e públicas, de 6,4 para 6,6 e de 6,2 para 6,3, respectivamente. As municipais mantiveram 6,2.
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Saeb, por sua vez, obteve crescimento em Sorocaba. Em 2021, as notas médias padronizada para as disciplinas de matemática e língua portuguesa ficou em 6,42, 6,23 e 6,26 nas escolas estaduais, municipais e públicas, respectivamente. Já em 2023, os valores subiram para 6,61, 6,33 e 6,37.
Pandemia
Conforme o MEC, os resultados do Ideb foram impactados pela pandemia de coronavírus, uma vez que sua metodologia compreende medidas do aprendizado e da trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino.
Ainda de acordo com os dados do Ministério da Educação, o fechamento das escolas brasileiras por um longo período teve impacto negativo, em especial, na aprendizagem de matemática. Outro destaque é o importante avanço nas taxas de aprovação escolar entre 2019 e 2023.
Em língua portuguesa, as médias dos estudantes, em 2023, ficaram próximas às obtidas pelos alunos avaliados em 2019, no contexto pré-pandêmico; em matemática, a situação é um pouco diferente. No 9º ano do ensino fundamental, a diferença entre as notas foi de 6,3 pontos (265,2 em 2019 versus 258,9 em 2023). No 3º ano do ensino médio, foi de 5,6 (272,9 versus 278,5). (com informações de Estadão Conteúdo e Ministério da Educação)
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