Agosto lilás
Evento na OAB debate a defesa das mulheres
Durante o primeiro semestre deste ano aconteceram nove feminicídios em Sorocaba, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo. No mesmo período, foram registrados 2.795 casos de violência doméstica.
A Lei Maria da Penha, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher, completa 18 anos em agosto. Para lembrar a data e divulgar o Agosto Lilás, campanha de conscientização para o fim da violência contra a mulher, a Comissão das Mulheres Advogadas da OAB de Sorocaba irá realizar uma ação com palestras, rodas de conversa e plantões de atendimento para auxiliar mulheres no passo a passo do processo judicial em casos de denúncia de violência.
O evento acontecerá no dia 29 de agosto, das 9h às 13h, na sede da OAB de Sorocaba, na rua Vinte e Oito de Outubro, 840, no Alto da Boa Vista.
Uma das organizadoras da ação, Adriana Mazzarino, advogada especialista em Direito da Família, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas será uma das palestrantes. “As palestras e rodas de conversa serão abertas ao público, procurando criar um ambiente acolhedor e seguro para as mulheres. Reconhecemos que conhecendo e conversando umas com as outras, elas podem se apoiar e incentivar”, disse Adriana.
“Muitas mulheres não sabem dos próximos passos após realizar o pedido da medida protetiva, por exemplo. Orientamos todo o processo do pós. O maior objetivo é explicar quem elas precisam procurar, qual a situação do caso e entender se será necessário algum atendimento especial”, explicou Adriana.
A Comissão das Mulheres Advogadas, além da atuação voltada para as advogadas no exercício profissional, também possui atuação social, promovendo ações e eventos que visam a conscientização e o apoio às vítimas de violência. Por meio de suas atividades, a comissão busca fortalecer a rede de proteção às mulheres e garantir que todas tenham acesso à justiça e ao suporte necessário. (Da Redação)