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Caminhões na faixa da esquerda aumentam riscos de acidentes em rodovias
Última ocorrência aconteceu no dia 8 de agosto, quando uma colisão na Raposo envolveu ônibus, caminhões e carros
A circulação de caminhões pela faixa da esquerda em rodovias duplicadas tem gerado preocupação entre motoristas e autoridades na região de Sorocaba. Rodovias como a Castelo Branco (SP-280); José Ermírio de Moraes, Castelinho (SP-75); e Raposo Tavares (SP-270) são palco de comportamentos que, além de infringirem normas de trânsito, colocam em risco a segurança de todos os usuários das estradas.
Essa preocupação foi explicada por um grave acidente ocorrido na tarde de quinta-feira (8), próximo ao quilômetro 109 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), sentido interior, em Sorocaba, nas proximidades da divisa com Araçoiaba da Serra. O acidente envolveu um ônibus, uma carreta, dois caminhões e seis veículos particulares, resultando em sete vítimas com ferimentos leves.
Segundo testemunha, o motorista do ônibus disse que o condutor de um carro, que estava na frente dele, reduziu a velocidade com a intenção de fazer um contorno. Por conta disso, o motorista do ônibus também precisou reduzir, momento em que o condutor da carreta, que vinha logo atrás, não conseguiu parar e provocou a sequência de colisões.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PRM), a dinâmica do acidente reflete diretamente o risco mencionado. Conforme as investigações preliminares, o motorista de uma carreta, que trafegava pela faixa da esquerda, perdeu o controle do veículo e colidiu com a traseira de um ônibus. O impacto inicial desencadeou uma série de colisões em cadeia, que culminaram na interdição total da pista por várias horas.
Consta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que a faixa da esquerda é destinada, exclusivamente, para ultrapassagens, especialmente em rodovias de grande movimento e com faixas de rolamento. No entanto, tem sido comum observar motoristas de caminhões utilizando essa faixa por grandes extensões, impedindo a passagem de veículos menores, aumentando o risco a esses condutores, potencializando eventuais acidentes e gerando frustração entre os usuários da pista.
Repercussão entre os motoristas
O Cruzeiro do Sul conversou com motoristas que usam com frequência a rodovia e eles relataram suas experiências negativas. “É desesperador estar numa estrada a 100 km/h e ver um caminhão se mantendo na faixa da esquerda sem dar espaço para os carros passarem. Já vi vários acidentes acontecerem por conta disso”, afirma Renato Lima, que viaja semanalmente pela rodovia.
Outra motorista, Carla Mendes, expressou sua indignação: “A faixa da esquerda é para ultrapassagem. Quando caminhões se mantêm ali, os motoristas dos carros pequenos são obrigados a fazer ultrapassagens perigosas pela direita, o que é extremamente arriscado”.
Posicionamento da Polícia Rodoviária
A Polícia Militar Rodoviária (PRM) já havia sido procurada após o acidente de quinta-feira (8) e informou que, por meio do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, o policiamento é feito diuturnamente nas rodovias para evitar qualquer tipo de sinistro de trânsito, intensificando as ações de fiscalização de veículos e de seus condutores, além de executar patrulhamento preventivo nas rodovias, sendo o principal objetivo a segurança.
Informou, também, que as ações de fiscalização de velocidade são promovidas em locais homologados pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) por meio de radares fixos e estáticos (portáteis).
A PRM afirma que a responsabilidade no trânsito é um dever de todos e envolve a conscientização e o cumprimento das normas de segurança. “Cada motorista, ciclista e pedestre deve adotar comportamentos que garantam a segurança coletiva, como respeitar os limites de velocidade, sinalizar especificamente suas intenções com antecedência e manter a atenção ao dirigir. Além disso, é essencial seguir as regras de trânsito e estar atento às condições da via e do clima”, informa a Polícia Rodoviária, que completa que a responsabilidade no trânsito não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso com a segurança de todos e que, ao agir com cautela e respeito, contribui-se para um ambiente mais seguro e eficiente para todos os usuários.
DER em alerta
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também está ciente da situação e informa que “a faixa da direita é destinada a veículos mais lentos e de maior porte, como caminhões; e a faixa da esquerda é destinada aos veículos que desenvolvem maior velocidade”. O DER também ressalta que motoristas flagrados fora da faixa da direita pela fiscalização da Polícia Militar Rodoviária estarão sujeitos à multa no valor de R$ 130,16, pela infração de trânsito de natureza média, com acréscimo de 4 pontos na CNH, conforme artigo 185, II, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O DER afirma, ainda, que os veículos de maior porte apenas poderão utilizar a faixa da esquerda por um período curto, no momento de ultrapassagem, e deverão retornar à faixa da direita tão logo concluam a manobra. “Apesar das medidas em curso, a colaboração dos motoristas de caminhão é fundamental para a solução desse problema. A conscientização sobre o respeito às normas de trânsito pode evitar tragédias e garantir uma viagem mais segura para todos que transitam pelas rodovias da região”, conclui o DER, em nota. (João Frizo - programa de estágio)
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