Por um fio
GCM recolhe pipas e linhas com cerol durante operação
Três homens foram detidos e 120 pipas e 26 carretéis de linha apreendidos
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba apreendeu pipas e carretéis de linha com cerol, que estavam com três rapazes no bairro Parque Vista Bárbara, na zona norte da cidade. A ação ocorreu durante operação integrada realizada pela GCM e Polícia Militar, na tarde de domingo (11), por volta das 15h.
A operação mobilizou cinco equipes da GCM e seis da PM, em motos e viaturas. Houve bloqueio de tráfego e, nas imediações foram localizados os três suspeitos soltando pipa com cerol, sendo dois deles de 23 anos de idade e um, de 28 anos.
Os familiares de cada um deles foram contatados e o material apreendido: 120 pipas e 26 carretéis de linha. Durante a operação integrada, que teve a finalidade de promover segurança preventiva, também foram emitidas seis autuações por infração de trânsito e uma motocicleta foi recolhida pela PM.
O registro da ocorrência feito pela GCM será encaminhado ao Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) da Prefeitura de Sorocaba, para avaliação, ficando os infratores passíveis de autuação. Isto porque, a Lei Municipal n 8.471/2008 estabelece as proibições quanto a essas práticas.
O valor da multa é de R$ 2.377,22, que dobra em se tratando de comercialização de produtos do tipo, o que pode gerar, inclusive, a cassação do alvará do estabelecimento. A GCM e os fiscais da Seplan checam todas as denúncias, com viatura indo ao local, desde que haja equipe disponível no momento.
Além dos contatos via 190 (Polícia Militar), 153 (GCM) e 193 (Corpo de Bombeiros), envolvendo urgências, as denúncias acerca de soltura de pipas e venda de material proibido também podem ser feitas por meio do WhatsApp da Ouvidoria-Geral do Município pelo número (15) 99129-2426, das 8h às 17h, bem como pelo canal 156 ou pelo site da Prefeitura em sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao. Também é possível registrar a ocorrência em uma das Casas do Cidadão. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)