Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia dos Pais

Pais comemoram o dia dedicado a eles com os filhos ao ar livre

Parques, brincadeiras e playground marcam as comemorações no Dia dos Pais

11 de Agosto de 2024 às 16:04
Beatriz Falcão [email protected]
Pais e filhos aproveitaram as áreas de lazer do Parque do Paço Municipal
Pais e filhos aproveitaram as áreas de lazer do Parque do Paço Municipal (Crédito: Beatriz Falcão)

Apesar de ser uma data comercial, o Dia dos Pais, celebrado hoje (11), é uma oportunidade para pais e filhos estreitarem laços e construírem boas memórias. E mesmo com as baixas temperaturas, muitos aproveitaram a data ao ar livre, em parques e áreas verdes da cidade. A equipe de reportagem do Cruzeiro do Sul foi às ruas conversar com os pais sobre esse dia tão especial.

Para o eletricista automotivo Cássio Moura dos Santos, de 46 anos, que passa grande parte da semana na estrada envolvido com viagens de trabalho, a data é um momento valioso para criar memórias com seus filhos, José Eduardo Lima dos Santos, de 7 anos, e Maria Eduarda Lima dos Santos, de 10 anos. “Eu tenho que aproveitar com eles, tento sempre estar presente, apesar das viagens”, relata.

Cássio Moura dos Santos com seus filhos, José Eduardo e Maria Eduarda - Beatriz Falcão
Cássio Moura dos Santos com seus filhos, José Eduardo e Maria Eduarda (crédito: Beatriz Falcão)

Os três aproveitaram a manhã no Parque do Paço Municipal, principalmente na área do playground. Cássio acompanhava as brincadeiras dos filhos, ora os empurrando no balanço e ora os observando nos brinquedos mais radicais – os preferidos de José Eduardo e Maria Eduarda. A próxima parada era o churrasco na casa da irmã, para celebrar a data com toda a família. “É um dia muito gostoso, eu quero aproveitar o máximo possível com eles. Esses momentos são muito especiais”, afirma o pai.

Já o assistente fiscal Rogério Santos Saboia Vieira, de 32 anos, desfrutou do dia para fazer atividades diferentes com seus filhos, Diogo e Murilo Vieira, de 4 e 6 anos, respectivamente. Os novos patinetes eletrônicos, inaugurados no final de junho em Sorocaba, estavam em primeiro lugar na programação. Foi a primeira vez que a família testou o serviço.

Rogério Santos Sabóia Vieira com a sua família - Beatriz Falcão
Rogério Santos Sabóia Vieira com a sua família (crédito: Beatriz Falcão)

“É um dia muito especial. Neste ano, nós escolhemos fugir um pouco do tradicional e inovar”, conta Rogério. “No fim, se torna mais o dia deles [filhos] do que o meu, mas de qualquer forma saio ganhando. A felicidade deles é a minha”.

A História do Dia dos Pais

No Brasil, o Dia dos Pais é tradicionalmente comemorado no segundo domingo de agosto. A celebração teve origem em 1953, a partir da iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, com o intuito de impulsionar o comércio durante o segundo semestre. A ideia era criar um evento que complementasse o Dia das Mães, responsável por movimentar a economia no primeiro semestre, e o Natal, que estimula as vendas no final do ano.

Diversos países possuem o Dia dos Pais em seus calendários. As comemorações, no entanto, variam conforme as crenças e culturas locais. Por exemplo, na Rússia e na Alemanha, a data não é celebrada. Na Espanha, Itália e Portugal, por sua vez, comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José.

Galeria

Confira a galeria de fotos