Tragédia
Defesa Civil de Sorocaba presta apoio em Vinhedo após acidente aéreo
Equipe permaneceu no local até a madrugada deste sábado (10)
Uma equipe da Defesa Civil de Sorocaba prestou serviços de apoio no acidente aéreo que aconteceu ontem (9), em Vinhedo. Os profissionais permaneceram no local até a madrugada deste sábado (10).
De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, os agentes atuaram em conjunto no reforço da área de isolamento, na orientação com informações ao público presente, além de apoio aos órgãos municipais, estaduais e de mais autoridades, conforme as necessidades durante os trabalhos na área do impacto da aeronave. Com a chegada de outras corporações competentes, o grupo sorocabano retornou. Segundo o órgão municipal, a Defesa Civil continua à disposição para auxílio ao município de Vinhedo, caso necessário.
O avião com 61 pessoas (57 passageiros e quatro tripulantes) caiu na tarde de ontem (9), em Vinhedo, próximo de Campinas, após sair de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. O acidente aconteceu em uma área residencial.
A Voepass Linhas Aéreas confirmou a morte de todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283. Os 57 passageiros e quatro tripulantes da aeronave morreram no local. Inicialmente, a aérea informou que eram 62 pessoas a bordo, mas atualizou o número.
Ontem à tarde, a empresa informou que priorizava “irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente”. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), este é o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a queda da aeronave da TAM, em São Paulo, em 17 de junho de 2007, que vitimou 199 pessoas.
A aeronave é envolvida no acidente é um turboélice comercial ART 72-500, um avião de médio porte, com capacidade para 68 passageiros. De acordo com o site Flight Radar, que rastreia voos, a aeronave levantou voo às 11h58 de ontem em Cascavel e tinha pouso previsto para as 13h50, em Guarulhos.
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, disse em suas redes sociais ontem à tarde que a administração municipal estava “tomando todas as medidas necessárias de atendimento e informações aos familiares” das pessoas a bordo da aeronave.
A Polícia Militar de São Paulo informou à mídia local que o acidente não provocou vítimas no lugar da queda do avião. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu na região da rua Edueta, número 2.500, no bairro Capela.
Vinhedo fica a aproximadamente 95 quilômetros do Aeroporto de Guarulhos, onde o avião pousaria, e 927 quilômetros de Cascavel, de onde saiu.
O governador Tarcísio de Freitas cancelou compromissos no Espírito Santo e retornou para São Paulo devido à tragédia.
A Polícia Federal (PF) informou que iniciou as investigações sobre o acidente aéreo. Agentes foram ao local e a corporação montou um gabinete de crise no Aeroporto de Guarulhos. A PF também enviou para Vinhedo um grupo de especialistas em acidentes aeronáuticos e identificação de vítimas de desastres para auxiliar nas apurações.