Educação
Ensino Fundamental é a base para o desenvolvimento educacional
No Poli, o currículo diversificado vai além das disciplinas regulares
O primeiro ano do Ensino Fundamental é um marco essencial na vida escolar de uma criança. Nesta fase, entre jogos e brincadeiras, o universo das letras e dos números é apresentado ao aluno, que passa a desenvolver habilidades básicas para a educação futura. Compreendendo a sua importância, o Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), oferece um currículo rico e diversificado, que se estende para além das disciplinas regulares.
Segundo a diretora da instituição de ensino, Luciane Durigan, as atividades são focadas na formação integral dos estudantes tanto acadêmica, quanto no desenvolvimento pessoal e social. Portanto, durante o ano letivo são desenvolvidos inúmeros projetos, que contemplam desde o gesto solidário até o sustentável.
“A nossa grade curricular não inclui apenas as disciplinas básicas, mas também música, educação física e inglês”, relata Luciane. “Acredito que a atenção especial no desenvolvimento integral do aluno, em conjunto com infraestrutura de qualidade e metodologias inovadoras, podem proporcionar uma base sólida para o futuro educativo e pessoal do estudante.”
A vendedora Juliana Machado, de 37 anos, é mãe da aluna Ester Marcondes, de 6 anos, que está no 1º ano C do Poli. Ela percebe que, após iniciar o ensino fundamental, a filha se desenvolveu muito. “Na escola, a Ester aprendeu sobre gestão de conflitos, o que fazer quando um amiguinho não quer brincar da mesma coisa que ela, e também sobre questões financeiras. Para mim é muito importante, assim ela aprende a lidar com os conflitos do dia a dia de forma mais independente”, afirma.
Para Ester, o colégio é muito legal e as atividades que mais gosta envolvem matemática e artes. A lição favorita da aluna foi conhecer a história e imitar os traços de grandes pintores. Juliana lembra que, neste dia, a filha só falava disso.
Outras Atividades
Além das disciplinas básicas, como português e matemática, o Poli oferece aos alunos outras atividades, como inglês, robótica e ginástica artística. Essas com exceção da última , estão na lista das preferidas do aluno Pedro Fogaça Alves Roden, de 6 anos, junto com educação física.
“Eu gosto do inglês porque aprendo brincando. Na robótica, eu posso construir algo e fazer funcionar, é muito legal”, conta animado. “E gosto da educação física porque posso jogar bola com os amigos”.
No momento, Pedro está aprendendo a escrever com letra cursiva, além das contas de adição e subtração. A sua mãe, Christiane Fogaça Alves Roden, de 43 anos, percebe o desenvolvimento do filho com satisfação. “Eu e meu marido queríamos um colégio que focasse nas disciplinas fundamentais para a formação de uma criança, que servirão para qualquer carreira profissional no futuro. Percebo que o Pedro está mais atento e concentrado, é participativo e prestativo principalmente com os colegas”, finaliza.
Galeria
Confira a galeria de fotos