Buscar no Cruzeiro

Buscar

"Antenados"

Operação contra quadrilha que dava golpes em idosos prende mulheres em Sorocaba

As duas suspeitas estavam com cartões bancários e documentos

07 de Agosto de 2024 às 14:45
Da Redação [email protected]
.
A investigação prosseguirá com a análise de todo material apreendido (Crédito: Divulgação/ Polícia Civil )

A Polícia Civil de Sorocaba, através da Delegacia Seccional, 3º e 4º Distritos Policiais, em apoio à Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá, cumpriu sete mandados de prisão preventiva, dez mandados de busca e apreensão domiciliar e doze mandados de sequestro judicial de bens, valores e direitos. As ações foram expedidas pela Justiça contra uma quadrilha que agia no Estado de Mato Grosso e em Sorocaba, como parte da “Operação Antenados”. Durante a operação, duas mulheres foram presas.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Estelionatos, revelou que pelo menos sete indivíduos fazem parte da organização criminosa. O grupo pratica estelionatos contra idosos no Estado de Mato Grosso e em outras regiões, além de crimes de falsidade ideológica e lavagem de capitais.

Foram identificadas trinta vítimas no município de Cuiabá, todas idosas entre 60 e 75 anos. Os suspeitos abordaram essas vítimas em suas residências, obtendo imagens de documentos e fotografias para fazer contratações fraudulentas de empréstimos consignados, descontados dos benefícios previdenciários dos idosos. Para isso, os investigados simularam a entrega de uma antena do programa do Governo Federal “Siga Antenado”.

As contratações fraudulentas foram realizadas com prazos de até oitenta e quatro meses, resultando em um prejuízo superior a um milhão e meio de reais para as vítimas em Cuiabá. Com a investigação, a Polícia Civil conseguiu suspender os descontos indevidos que estavam sendo realizados nos benefícios previdenciários de trinta idosos moradores de Cuiabá, que enfrentavam dificuldades financeiras devido à perda parcial de seus benefícios.

Durante as investigações, os agentes constataram que os investigados utilizavam o lucro dos crimes de estelionato para adquirir bens de alto valor, ostentando-os em redes sociais.

A Operação Antenados, que contou com a participação de todo o efetivo da Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá e o apoio de policiais civis da Delegacia Seccional, 3ª DP e 4ª DP de Sorocaba, prendeu uma das mulheres no Jardim Montreal e outra no Jardim Simus. Foram apreendidos celulares, documentos e vários cartões bancários.

As detidas permanecem à disposição da Justiça. O nome da operação, “Antenados”, faz referência ao significado figurado do programa do Governo Federal que os suspeitos usaram para enganar as vítimas.

Segundo a Polícia, a investigação vai prosseguir com a análise de todo material apreendido, além de outras buscas necessárias.