Buscar no Cruzeiro

Buscar

Problema urbano

Moradores da rua Souza Moraes pedem volta de contêineres de lixo

31 de Julho de 2024 às 22:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sem o equipamento, o lixo é depositado nas calçadas, causando incômodo
Sem o equipamento, o lixo é depositado nas calçadas, causando incômodo (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (30/7/2024))

Moradores da rua Souza Moraes, na Vila Santa, reclamam da falta de contêineres de lixo no local. Segundo eles, haviam dois, que já não supriam muito bem suas necessidades, e que foram retirados há pelo menos dez dias. Com isso, muitos resíduos irão parar na calçada de uma casa da rua que está à venda, mesmo o proprietário tendo instalado uma placa na parede lateral do imóvel com um pedido: “Favor não jogar lixo no chão”.

A rua Souza de Moraes é uma travessa da rua Hermelino Matarazzo, lugar com comércios bem movimentados. O que, segundo comerciantes, acaba sobrecarregando ainda mais os contêineres.

“Nós sofríamos quando tinha apenas um contêiner, porque boa parte dos comerciantes e moradores da rua jogavam lixo só neste local. Colocaram o segundo há menos de três meses, e agora tiraram os dois e não sabemos exatamente o motivo”, diz Fernando Florentino, proprietário de um centro automotivo, que fica em frente ao local onde antes estava o contêiner. “Quando eles estavam aqui já costumavam mexer, jogar lixo no chão, Agora a situação está pior. Às vezes chegamos aqui na segunda-feira e tem lixo até na frente da oficina”, reclama.

Fernando disse que procurou a Prefeitura de Sorocaba em novembro do ano passado, pedindo a colocação de mais um contêiner na rua. “Depois que colocaram o segundo, até ajudou na situação. Entramos em contato para perguntar sobre a retirada, mas não nos retornaram”.

“Na rua há muitos comerciantes. Por exemplo, tem um açougue. Agora imagina todos da rua jogando lixo aqui? O volume de descartes é muito grande”, comenta o advogado Talmo Sereni, que tem um escritório de advocacia na localidade.

A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) informou que, ontem (31), pela manhã, uma equipe de fiscais da Prefeitura e da empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo se reuniram com os moradores e comerciantes da Souza Moraes e foi acertada a reposição de dois contêineres no local, ainda hoje (1º). Segundo a Sema, os equipamentos haviam sido retirados do local após pedido dos próprios comerciantes. (Da Redação)