Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança pública

CCOI amplia monitoramento viário em Sorocaba

Câmeras interligadas ao programa Muralha Eletrônica identificam veículos furtados ou com irregularidades

30 de Julho de 2024 às 23:52
Beatriz Falcão [email protected]
Há 2 mil câmeras de videomonitoramento na cidade, sendo 87 nas entradas e saídas
Há 2 mil câmeras de videomonitoramento na cidade, sendo 87 nas entradas e saídas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (30/7/2024))

O Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) de Sorocaba está ampliando a cobertura de monitoramento viário com novas tecnologias, entre elas a do programa Muralha Eletrônica. O sistema, equipado com câmeras de leitura automática, é voltado para o controle de veículos na cidade. Atualmente, 87 câmeras estão instaladas nas principais vias de entrada e saída, como nas rodovias Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), Celso Charuri (SPA-91/270) e Raposo Tavares (SP-270).

“A questão da muralha, e até por isso recebe esse nome, é que exista um obstáculo para entrar e sair do município”, explica Jorge Luiz Júnior, chefe da Divisão de Fiscalização e Mobilidade Urbana. “Por meio deste sistema de videomonitoramento nós temos informações sobre as placas ligadas a um banco de dados do governo federal e do governo estadual.”

Os dispositivos são equipados com softwares que permitem o registro de cada veículo, a identificação das placas e checagem automática em banco de dados, alertando se o veículo possui alguma irregularidade administrativa ou criminal. As informações são compartilhadas com as forças de segurança de Sorocaba: Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil e Polícia Militar.

Segundo Jorge Luiz, Sorocaba possui um fluxo veicular muito grande, com cerca de 515 mil veículos cadastrados, sem contar aqueles que estão de passagem, seja em passeio ou a trabalho. Desta forma, a Muralha Eletrônica deve aumentar o monitoramento viário da cidade. “O propósito da Muralha Eletrônica não é emitir multas, mas sim controlar quem entra e quem sai do município, isto é, uma amostragem veicular”, ressalta.

O sistema foi instalado em Sorocaba entre 2015 e 2016 e a fase de ampliação, por sua vez, teve início em junho deste ano. A expectativa é que ainda no segundo semestre de 2024 a ampliação seja concluída. De acordo com o chefe da divisão de Fiscalização e Mobilidade Urbana, o projeto está no processo de finalização da fase técnica.

Além da Muralha Eletrônica, o CCOI conta com mais de duas mil câmeras de monitoramento em Sorocaba, entre equipamentos do sistema viário, do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) e da Guarda Civil Municipal. “Com essa cobertura, nós detectamos muitas infrações, principalmente de excesso de velocidade e o uso de celular. Também identificamos problemas de semáforos, assim como acidentes de trânsito”, diz Jorge Luiz.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos